Notícias
ESEnfC comemora Dia Mundial da Prematuridade

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e o seu Centro Colaborador da OMS para a Prática e Investigação em Enfermagem evocam, hoje (17 de novembro), o Dia Mundial da Prematuridade, que visa promover uma maior consciencialização sobre os benefícios de se evitarem os nascimentos prematuros (10% da totalidade), salvando a vida de muitos bebés.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), todos os anos 15 milhões de bebés nascem prematuros (antes de 37 semanas de gestação), sendo que mais de 1 milhão de crianças menores de 5 anos morrem devido a complicações relacionadas com o nascimento prematuro, a principal causa de morte nesta faixa etária.

A idade avançada da mulher, o tabagismo, o stresse, a hipertensão, a obesidade e a diabetes constituem algumas das principais causas da prematuridade.

O canguru materno, a amamentação e a prescrição pré-materna de corticoides podem reduzir a mortalidade e a morbilidade neonatais.

O Dia Mundial da Prematuridade é promovido, desde há cinco anos, pela European Foundation for the Care of Newborn Infants (EFCNI) e respetivas organizações parceiras.

Colaboraram neste trabalho comemorativo do Dia Mundial da Prematuridade as estudantes Ana Rita Sá, Inês Araújo e Filipa Couto, sob coordenação da professora Ananda Fernandes, da Unidade Científico-pedagógica de Enfermagem de Saúde da Criança e do Adolescente, da ESEnfC.

 


Eventos
Ver Todos

  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    26
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende
  • JUN
    05
    Online
    Seminário - Desafios na Gestão de Resíduos em Saúde: Contributos para o ambiente