Notícias
Promover a saúde e a segurança em contextos recreativos

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e o conjunto de parceiros da rede PEER ("Peer-Education Engagement and Evaluation Research") apresentaram, no dia 3 de maio de 2013, a “Carta de compromisso em promoção da saúde e segurança em contextos recreativos”.

A apresentação pública do documento, que pretende orientar, com base técnica e científica, as estratégias e medidas de promoção de contextos recreativos mais saudáveis e seguros, decorreu durante a V Escola de Verão em Educação por Pares, dedicada justamente à temática da intervenção nestes ambientes de lazer, como sejam saídas à noite, festas académicas, viagens de finalistas, festivais de verão e concertos.

Os primeiros subscritores deste documento consideram que «é urgente promover melhor conhecimento dos contextos recreativos na sua complexidade e singularidade e tornar essa informação pública, responsabilizando a indústria recreativa, tal como se fez com a indústria tabaqueira».

Por sua vez, este conhecimento deve resultar em «medidas educativas, de restrição do acesso às substâncias psicoativas, de proteção e de redução de danos», advogam.

Fortalecer a família como fator de prevenção primordial, promover a formação profissional dos dinamizadores de contextos recreativos e realizar vistorias, exigindo a aplicação da lei e das respetivas sanções por incumprimento, são outras condições que deverão ser preenchidas.

A promoção da literacia em saúde através do recurso à inovação tecnológica e o investimento na participação dos cidadãos, sobretudo do voluntariado dos jovens no envolvimento em atividades preventivas (que lhes permite adquirir competências de adesão a estilos de vida mais saudáveis e seguros) são outras ações a incrementar, de acordo com os autores da “carta de compromisso”.

Finalmente, «são necessárias ações, previstas em planos orçamentais públicos, que financiem a prevenção, promovam o diálogo e a cooperação entre ONG e organismos públicos, que reforcem a capacidade e a eficácia das ONG e facilitem a criação redes de atuação baseadas na pesquisa participativa para gerar inovação social», lê-se no documento.

Estão na origem desta “carta de compromisso”, a ESEnfC, o IREFREA Portugal (Instituto Europeu de Estudos em Prevenção), a Associação Existências, a Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis, a Escola Superior de Enfermagem de Vila Real (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), a Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny (Funchal), a Universidade Agostinho Neto (Angola), a Universidade de Cabo Verde, a Universidade Federal Fluminense e a Universidade de Chapecó (Brasil).


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    22
    ESEnfC
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação: da Investigação à Prática
  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    30
    Online
    Seminário: Integridade académica e científica 2024
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • SEP
    20
    Presencial: Pólo A
    Ciclo de Conferências "abreTciência" - UICISA:E 20 anos de financiamento pela FCT