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ESEnfC satisfaz bem

«Apesar de se poder melhorar sempre, congratulamo-nos com o nível que atingimos e com os resultados que já temos». As palavras são da coordenadora do Conselho para a Qualidade e Avaliação (CQA) da ESEnfC, professora Manuela Frederico-Ferreira, e foram proferidas no dia 13 de maio, aquando de mais uma apresentação de alguns resultados dos inquéritos de opinião realizados pelo órgão a quem compete o controlo da qualidade e avaliação da ESEnfC e dos respetivos cursos.

A opinião positiva dos enfermeiros chefes/gestores (sobre a articulação com o professor e os orientadores de ensino clínico e acerca do acesso a informação relativa à Escola), a relevância e impacto atribuídos pelos estudantes do 1º ano da licenciatura ao processo de integração, ou a satisfação dos discentes com o curso e com os professores, foram alguns dos aspetos destacados pelo CQA.

Ficamos, ainda, a saber que, globalmente, os docentes estão muito satisfeitos com o secretariado da Presidência, com a disponibilidade de material didático e com as condições para a realização do trabalho de ensino.

Já no que toca ao pessoal não docente, verifica-se uma grande satisfação dos assistentes técnicos e técnicos superiores com o trabalho que realizam, ao mesmo tempo que se assinala uma opinião favorável dos assistentes operacionais relativamente à página Web da Escola, à relação com o chefe, ou ao funcionamento do CQA.

Na sessão pública de apresentação de resultados, o membro externo do CQA, o perito em avaliação professor Almerindo Afonso (Universidade do Minho), defendeu a necessidade de «resgatar uma dimensão mais formativa do processo de avaliação, que não tem de ser necessariamente negativa». E, reportando-se ao conceito de "accountability”, vincou a importância de a “avaliação” ter “consequências”.

Na sessão, participada com os comentários e perguntas de elementos da comunidade educativa presentes na assembleia, intervieram, ainda, as professoras Cândida Loureiro, Maria Clara Ventura e Ana Paula Forte Camarneiro, além da representante do corpo não docente no CQA, Natércia Cunha.


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