"Parar para pensar - Intervenção em contexto escolar para prevenção do uso e abuso do álcool" é o título do livro da professora Teresa Maria Barroso, cuja sessão de lançamento decorreu no dia 7 de dezembro.
Trata-se de uma obra pioneira e de um importante instrumento de auxílio para profissionais de saúde e da educação que trabalham ao nível da promoção de comportamentos saudáveis e da prevenção de experimentações e consumos precoces. Editada pela Lusociência, a obra da professora da ESEnfC (na foto) resulta de um programa de intervenção iniciado em 2006/2007 ("Parar para Pensar"), que visou prevenir o uso/abuso de bebidas alcoólicas por adolescentes do 7º ano de escolaridade. De acordo com a professora Teresa Barroso, esse programa «mostrou ser útil como educação para a saúde, pela sua eficácia na estabilização do consumo das bebidas alcoólicas de eleição entre os jovens – a cerveja e as bebidas destiladas – e na estabilização dos consumos perigosos, designadamente a ocorrência de episódios de embriaguez». |
Após esta intervenção, foi possível constatar o «aumento dos conhecimentos acerca do álcool» por parte daqueles adolescentes, bem como a «estabilização e diminuição das expetativas positivas acerca do álcool», acrescenta a docente e investigadora da ESEnfC.
Profissional com uma longa e qualificada experiência clínica no âmbito da alcoologia, que tem vindo a desenvolver investigação pertinente no domínio do consumo de álcool em populações adolescentes, a professora Teresa Barroso é representante da Ordem dos Enfermeiros para as questões ligadas ao álcool, integrando o Fórum Nacional Álcool e Saúde e o grupo de peritos nomeados pelo Ministério da Saúde para a elaboração de Normas Clínicas na área do Álcool.