Estudantes da ESEnfC participaram, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, na iniciativa "Mulheres em Ação", no âmbito da rede PEER ("Peer-Education Engagement and Evaluation Research").
Tratou-se de uma intervenção de conscientização para a comemoração do Dia Mundial de Luta Contra a Sida, realizada simultaneamente em sete escolas de Enfermagem de quatro países que já integram a rede PEER : Angola, Brasil, Cabo Verde e Portugal. O objetivo da iniciativa – dirigida no primeiro dia às respetivas comunidades educativas –consistiu em aconselhar as populações locais para a necessidade de prevenir a disseminação do VIH, dialogando sobre mitos, crenças e comportamentos. A intervenção procurou, também, combater a discriminação dos seropositivos e doentes de VIH. |
A organização da iniciativa foi liderada pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e o IREFREA Portugal (Instituto Europeu de Estudos em Prevenção).
Além da ESEnfC, em Portugal também aderiram à ação a Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis, a Escola Superior de Enfermagem de Vila Real (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e a Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny (Funchal).
Completaram o grupo da iniciativa "Mulheres em Ação" a Universidade de Agostinho Neto, em Angola, a Universidade de Cabo Verde e a Universidade de Chapecó, no Brasil.
Em Coimbra, o local público escolhido para a intervenção foi o Café Santa Cruz.
«PEER é uma rede de estudos multicêntricos que desenvolve referenciais de boas práticas em Pesquisa-Ação Participativa, Educação pelos Pares e Promoção da saúde em contexto escolar e recreativo, envolvendo jovens. Baseia-se na formação de "grupos semente", que, através da Pesquisa-Ação Participativa desenham intervenções educativas dialógicas, criativas, culturalmente competentes e privilegiando a Educação pelos Pares; e ativam a mobilização comunitária no ensino superior com o objetivo de criar contextos salutogénicos», explica a professora Irma Brito, responsável do projeto na ESEnfC.