Notícias
Professora Lurdes Lomba concluiu doutoramento

A professora da ESEnfC, Maria de Lurdes Lomba, prestou provas de doutoramento em Ciências de Enfermagem, no dia 26 de novembro de 2012, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, tendo sido aprovada por unanimidade ao defender a tese “Consumo de substâncias psicoativas e comportamentos de risco em jovens frequentadores de ambientes recreativos nocturnos - Contributos para uma intervenção de enfermagem”.

  

O estudo desenvolvido, suportado por mais de 1300 entrevistas (realizadas entre 2007 e 2010) a adolescentes e jovens adultos frequentadores de ambientes recreativos noturnos em dez cidades portuguesas, confirma a influência deste tipo de ambientes na relação existente entre diversão noturna, consumo de álcool e drogas e outros comportamentos de risco (comportamentos sexuais de risco, comportamentos violentos e condução perigosa sob o efeito de álcool e de drogas).

Os resultados obtidos nas 10 cidades começam por mostrar que os jovens apresentam hábitos regulares de diversão noturna, especialmente aos fins de semana, embora os de Lisboa, Coimbra e Funchal indiciem hábitos recreativos noturnos mais vincados.

Sobre comportamentos sexuais de risco, são muitos os jovens que referem ter praticado relações sexuais desprotegidas (62%) ou sob influência do álcool (51%).

Em relação ao consumo de substâncias psicoativas, verificou-se uma maior expressão do consumo de álcool (por 91% dos entrevistados) e da cannabis (consumida por 26% da amostra).

Quanto a comportamentos rodoviários de risco, 36% referiram já ter sido conduzidos por alguém embriagado ou sob o efeito de drogas e 19% chegaram a conduzir sob influência de álcool. Conclui-se também que os acidentes rodoviários decorrentes destes consumos são mais frequentes nos jovens que permanecem mais tempo na noite.

Já em matéria de comportamentos violentos, verifica-se uma relação positiva entre a maioria destes comportamentos e o consumo de álcool e drogas, com uma tendência para comportamentos violentos mais frequentes nos jovens com maior envolvimento na vida recreativa noturna.

 

"Uma importante questão de saúde pública em que urge intervir"

Para a professora Lurdes Lomba, «os resultados deste estudo apontam para a necessidade dos enfermeiros assumirem os estilos recreativos juvenis como uma importante questão de saúde pública em que urge intervir».

Face a estas conclusões, a docente da ESEnfC defende intervenções de Enfermagem, que passem, por exemplo, pela sensibilização para a necessidade de transporte público noturno, por ações preventivas nos locais de diversão, ou pela oferta de informação sobre drogas e consumo. Defende também medidas de minimização de danos (distribuição de preservativos, acesso a testes de alcoolemia, uso de copos de plástico…).

Maria de Lurdes Lomba defende, ainda, «o recurso à consulta motivacional para promoção da cessação de comportamentos de risco junto de jovens que adotem este tipo de comportamentos».

«Para o sucesso da implementação destas medidas, o Enfermeiro deverá atuar, de um modo interdisciplinar, com outros profissionais da saúde e instâncias sociais, focando a sua intervenção na sensibilização dos responsáveis políticos, comunitários e da indústria recreativa para os problemas ligados à cultura recreativa, no sentido de estabelecer parcerias institucionais e obter a sua colaboração e envolvimento na implementação das medidas propostas, enfatizando os benefícios que daí poderão advir para os jovens, para a própria indústria recreativa e para a comunidade», sustenta Maria de Lurdes Lomba na tese que redigiu.

No âmbito deste estudo foram entrevistados jovens das cidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Angra do Heroísmo, Ponta Delgada, Odivelas, Funchal, Viana do Castelo, Aveiro e Viseu.


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    22
    ESEnfC
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação: da Investigação à Prática
  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • SEP
    20
    Presencial: Pólo A
    Ciclo de Conferências "abreTciência" - UICISA:E 20 anos de financiamento pela FCT
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)