Notícias
Abertura solene

O elogio dos cerca de 30 projetos de prestação de serviços à comunidade que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra manteve no último ano letivo, envolvendo 63 docentes e mais de 600 estudantes, marcou o discurso da Presidente da instituição durante a sessão solene de abertura das aulas.

   Para a professora Maria da Conceição Bento, que, no dia 9 de outubro, falava para um auditório repleto (onde dominavam estudantes), esses projetos configuram a oferta de «serviços de exceção» que «complementam os cuidados disponibilizados à população pelo sistema nacional de saúde», articulando inovação, formação e investigação e promovendo a educação para a saúde e cidadania.

Com o desenvolvimento daqueles projetos foram cumpridos os desafios que se colocam hoje ao ensino superior no que toca ao reforço da ligação com a vida económica, social e cultural do país, disse a Presidente da ESEnfC, ao lembrar que «todo este trabalho foi realizado no quadro de forte contenção financeira».

«Só graças a um grande envolvimento e profissionalismo da comunidade académica e a uma tradição de otimização dos recursos disponíveis, controlo sistemático das despesas e aumento progressivo das receitas próprias, pudemos mais uma vez continuar a cumprir sem grandes desvios ao planeado, a nossa missão sem gerar deficits, nem contrair empréstimos», explicou a professora Maria da Conceição Bento, notando que em 2013 se verificará nova diminuição do orçamento.

Outros desafios cumpridos pela ESEnfC passam pela promoção do empreendedorismo e da responsabilidade social dos estudantes (através do voluntariado e da intervenção social e cultural), observou a dirigente.

Antes, a Presidente da ESEnfC deu as boas vindas a estudantes, professores, colaboradores não-docentes e membros de órgãos da Escola, desejando a todos «um bom ano».

Especificamente aos novos alunos, felicitou-os porque, «de um universo de 1380 jovens que se candidataram, na primeira fase, neste ano, à Escola, ficaram entre os 324 alunos que concretizaram esse desejo».

Na cerimónia intervieram, ainda, o professor Fernando Regateiro, membro do Conselho Geral da ESEnfC, e o presidente da Associação de Estudantes da ESEnfC, Marco Gonçalves.

O anterior presidente do Conselho de Administração dos Hospitais da Universidade de Coimbra e da ARS Centro afirmou que, dada a dimensão e prestígio conquistados pela ESEnfC, «ser a melhor Escola e fazer os melhores profissionais é uma ambição legítima».

Dirigindo-se aos novos alunos, Fernando Regateiro sublinhou que aquilo que se espera de um enfermeiro é, por um lado, «competências técnicas e conhecimento para fazer bem» e, por outro, «humanidade na relação, empatia e compreensão».

Já para o dirigente associativo e finalista da licenciatura em Enfermagem, Marco Gonçalves, «o caminho certo passa pelo investimento na formação».


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    22
    ESEnfC
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação: da Investigação à Prática
  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • SEP
    20
    Presencial: Pólo A
    Ciclo de Conferências "abreTciência" - UICISA:E 20 anos de financiamento pela FCT
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)