Notícias
A (fraca) presença dos enfermeiros na comunicação social

Uma dissertação de mestrado, defendida no dia 12 de julho, na ESEnfC, aponta para a baixa representatividade dos enfermeiros nas notícias de saúde, ao ocuparem o sexto lugar nas fontes de informação.

   De acordo com os resultados do estudo, do licenciado Rodrigo José Martins Cardoso (na foto), os enfermeiros foram fonte de informação em 6,6% das notícias de saúde analisadas – um total de 1271 artigos em formato escrito e publicados “online”, recolhidos de nove órgãos de comunicação social com sítio na Internet e da resenha de Imprensa da Ordem dos Enfermeiros.

Em primeiro lugar nas fontes de informação destas notícias – os artigos reportam-se a um período de 30 dias e foram recolhidos, em semanas alternadas, entre setembro e outubro de 2011 – surgem os médicos, logo seguidos dos políticos, dos investigadores, dos gestores e administradores.

De acordo com a análise dos temas das notícias sobre Enfermagem, «o conteúdo do discurso é tendencialmente negativo», constata Rodrigo Cardoso, enfermeiro no Serviço de Radioterapia do IPO de Coimbra, que verificou existir um maior foco informativo nas questões laborais, nos despedimentos e na crise económica.

Ainda assim, segundo o finalista do mestrado em Enfermagem - Área de Especialização em Supervisão Clínica, o discurso dos enfermeiros nos “media”, veiculado maioritariamente por membros da Ordem dos Enfermeiros e dos Sindicatos (pontualmente também por parte das Escolas de Enfermagem), sugere «a transmissão de uma imagem profissional de responsabilidade e compromisso para com os cuidados de saúde e os cidadãos».

O autor da dissertação, intitulada “Visibilidade da Enfermagem em meios de comunicação social portuguesa de cariz informativo da Internet”, sugere que os enfermeiros desenvolvam competências de comunicação com os “media” e de divulgação da importância da profissão junto da sociedade, utilizando todos os contextos onde exercem a sua função.

As notícias que serviram de base a este estudo foram recolhidas de nove órgãos de comunicação social com sítio na Internet: três jornais (Público, Expresso e Destak), uma revista (Visão), três televisões (TVI 24, SIC Notícias e RTP-N) e duas rádios (TSF e Rádio Renascença).

Trata-se dos “media” mais visitados na Internet no semestre anterior à colheita de dados, de acordo com o Netscope, sistema de medição de tráfego na Internet.

«Dado o brilhantismo da discussão, o júri atribuiu ao candidato, por unanimidade, a classificação de 19 valores», afirmou o presidente do coletivo, Jorge Manuel Amado Apóstolo.

Do júri do ato público da defesa da dissertação fizeram, ainda, parte os professores João Manuel Garcia do Nascimento Graveto (orientador de mestrado), Ana Maria Correia Albuquerque Queiroz (co-orientadora) e Maria Madalena Jesus Cunha Nunes (arguente).


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    22
    ESEnfC
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação: da Investigação à Prática
  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • SEP
    20
    Presencial: Pólo A
    Ciclo de Conferências "abreTciência" - UICISA:E 20 anos de financiamento pela FCT
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)