Notícias
Contacto afetivo com o bebé antes do parto

O projeto “Terna Aventura”, desenvolvido na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), iniciou sessões de Acompanhamento Haptonómico que visam o reforço da relação afetiva entre os pais e o filho logo durante a gravidez – através do contacto com o bebé no ventre materno – e, também, após o nascimento.

   Com início entre as 16 e 28 semanas de gestação, estas são sessões individuais com o casal, nas quais o pai assume uma participação ativa e fundamental.

O Acompanhamento Haptonómico tem tido uma boa adesão, atendendo a que é uma oferta inovadora, permitindo ao casal vivenciar uma forma diferente de estar na gravidez e com o seu bebé, afirmam as organizadoras das sessões, as professoras Rosa Moreira e Teresa Silva.

O acompanhamento haptonómico favorece a vivência do nascimento e o desenvolvimento afetivo do recém-nascido, de forma a poder alcançar a maturidade como pessoa em pleno equilíbrio físico, psíquico e afetivo.

A utilização desta técnica tem vantagens significativas para a grávida, ajudando-a a suportar melhor os desconfortos comuns relacionados com as alterações fisiológicas da gravidez, favorecendo um melhor nível de saúde mental e prevenindo transtornos psíquicos no decurso da gravidez e pós-parto.

Por outro lado, aquando do trabalho de parto, contribui para a redução da dor, do sofrimento, da angústia e da necessidade de medicação, existindo um maior bem-estar da mãe e do feto, relacionado com a diminuição das hormonas de stresse.

A Haptonomia foi criada há mais de 50 anos pelo holandês Frans Veldman, para designar a ciência das interações e das relações afetivas humanas. Enquanto parte das Ciências Humanas, tem como finalidade aplicar o tato, com o objetivo de estabelecer uma relação para desenvolver a saúde, curar e devolver a integridade.

Preparação para o parto e parentalidade
Noutra das suas facetas, o projeto “Terna Aventura” oferece às grávidas/casais um programa de preparação para o parto e parentalidade, este já dirigido a grupos de grávidas/casais entre as 28 e as 32 semanas de gestação – a última edição começou no dia 16 de maio de 2012 e está a ser frequentada por casais residentes em Coimbra e Condeixa-a-Nova.

Trata-se de um programa composto por sessões educacionais antes e após o nascimento do bebé, o qual pretende promover a autoconfiança e o autocontrolo, ajudando a mulher e o casal a viverem de forma mais tranquila esta experiência de vida.

Até ao momento foram dinamizadas algumas sessões, uma das quais sobre “Competências Fetais e Estimulação da Comunicação Intrauterina”, onde os casais foram desafiados a apresentar/partilhar o seu filho imaginário, estratégias de interação/comunicação e as suas expetativas em relação à parentalidade.

Outra sessão foi sobre “Alterações fisiológicas da gravidez e desconfortos associados ao 3º trimestre”, durante a qual foram discutidas estratégias para minimizar alguns dos desconfortos mais comuns da gravidez, relacionados com as alterações hormonais e mecânicas da gravidez.

E, para ajudar os casais a prepararem a sua vida familiar e profissional, uma das sessões foi sobre “Direitos Parentais”, uma abordagem aos direitos consagrados na legislação portuguesa sobres a proteção da maternidade e paternidade.

As sessões práticas que decorrem após cada sessão teórica já permitiram aos casais, iniciarem aprendizagens através de exercícios de alongamento, flexibilidade e de fortalecimento da musculatura do períneo, assim como estratégias de autocontrolo da ansiedade e dor durante o trabalho de parto.

As iniciativas do programa “Terna Aventura” têm lugar no Polo B da ESEnfC (Rua 5 de Outubro, junto ao Hospital dos Covões).

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas em www.esenfc.pt (Projetos de extensão), contactando o número de telemóvel 927 501 115 ou o correio eletrónico ternaaventura@gmail.com.


 


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    22
    ESEnfC
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação: da Investigação à Prática
  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • SEP
    20
    Presencial: Pólo A
    Ciclo de Conferências "abreTciência" - UICISA:E 20 anos de financiamento pela FCT
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)