Os resultados de um estudo sobre os “modelos de formação e avaliação em uso na ESEnfC”, realizado por uma equipa de investigação externa, foram parcialmente divulgados no Dia da Escola, que este ano se comemorou a 19 de março.
De acordo com a Presidente da ESEnfC, que apresentou alguns dos resultados preliminares do estudo, logo na introdução do documento é referido que a «forma de estar dos docentes (alusão ao relacionamento com os investigadores) indicia a existência de uma cultura que, é preciso dizê-lo claramente, não é comum no contexto do ensino superior».
O mesmo é válido para os alunos, que, prosseguiu a professora Maria da Conceição Bento, «foram igualmente bastante cooperantes», segundo o relatório dos investigadores da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. |
Os investigadores dão, também, conta de que «a larga maioria dos intervenientes» demonstrou «genuíno interesse em desenvolver as ações necessárias para melhorar os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação».
O estudo denota que «alunos e professores, na sua maioria, estão bastante satisfeitos com os ensinos clínicos e que esta tipologia de unidade curricular é fundamental ao desenvolvimento dos alunos, pois permite uma proximidade com a realidade quotidiana, algo que não se consegue atingir nem reproduzir em contexto laboratorial».
Por outro lado, «as relações entre professores e alunos são, para ambos os grupos, classificadas com boas, de cumplicidade e de proximidade», sendo que «os alunos salientam a disponibilidade dos professores fora do tempo de aulas para os ajudar e orientar», lê-se no discurso proferido pela Presidente da ESEnfC.
Para Maria da Conceição Bento, os dados preliminares do estudo vão ao encontro das expetativas da ESEnfC: «embora tenhamos como é natural áreas a melhorar, e é para as identificar que realizamos estudos, estamos a caminhar no sentido de um ensino-aprendizagem cada vez com maior qualidade».
A Presidente da ESEnfC não deixou de recordar «o grande desafio» que move a instituição, de «ocupar o seu espaço natural de ensino universitário» da Enfermagem, assegurando a oferta dos três ciclos de formação: licenciatura, mestrado e doutoramento.
E para esse objetivo muito concorre o trabalho da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde-Enfermagem, vincou a professora Maria da Conceição Bento.