Notícias
Nota positiva aos modelos de formação e avaliação na ESEnfC

Os resultados de um estudo sobre os “modelos de formação e avaliação em uso na ESEnfC”, realizado por uma equipa de investigação externa, foram parcialmente divulgados no Dia da Escola, que este ano se comemorou a 19 de março.

   De acordo com a Presidente da ESEnfC, que apresentou alguns dos resultados preliminares do estudo, logo na introdução do documento é referido que a «forma de estar dos docentes (alusão ao relacionamento com os investigadores) indicia a existência de uma cultura que, é preciso dizê-lo claramente, não é comum no contexto do ensino superior».

O mesmo é válido para os alunos, que, prosseguiu a professora Maria da Conceição Bento, «foram igualmente bastante cooperantes», segundo o relatório dos investigadores da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.


Os investigadores dão, também, conta de que «a larga maioria dos intervenientes» demonstrou «genuíno interesse em desenvolver as ações necessárias para melhorar os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação».

O estudo denota que «alunos e professores, na sua maioria, estão bastante satisfeitos com os ensinos clínicos e que esta tipologia de unidade curricular é fundamental ao desenvolvimento dos alunos, pois permite uma proximidade com a realidade quotidiana, algo que não se consegue atingir nem reproduzir em contexto laboratorial».

Por outro lado, «as relações entre professores e alunos são, para ambos os grupos, classificadas com boas, de cumplicidade e de proximidade», sendo que «os alunos salientam a disponibilidade dos professores fora do tempo de aulas para os ajudar e orientar», lê-se no discurso proferido pela Presidente da ESEnfC.

Para Maria da Conceição Bento, os dados preliminares do estudo vão ao encontro das expetativas da ESEnfC: «embora tenhamos como é natural áreas a melhorar, e é para as identificar que realizamos estudos, estamos a caminhar no sentido de um ensino-aprendizagem cada vez com maior qualidade».

A Presidente da ESEnfC não deixou de recordar «o grande desafio» que move a instituição, de «ocupar o seu espaço natural de ensino universitário» da Enfermagem, assegurando a oferta dos três ciclos de formação: licenciatura, mestrado e doutoramento.

E para esse objetivo muito concorre o trabalho da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde-Enfermagem, vincou a professora Maria da Conceição Bento.


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    22
    ESEnfC
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação: da Investigação à Prática
  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • SEP
    20
    Presencial: Pólo A
    Ciclo de Conferências "abreTciência" - UICISA:E 20 anos de financiamento pela FCT
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)