O professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Rui Gonçalves, foi distinguido com o "International Award for Excellence in the world universities field", prémio também atribuído pela editora Common Ground Publishing a outros três portugueses: Ana Vitória Baptista (investigadora da Universidade de Aveiro), Catarina Lobão (docente da Escola Superior de Saúde de Leiria) e António Melo (docente e vice‐diretor da Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia).
O prémio, que vai ser entregue em janeiro de 2012, durante o V World Universities Forum, na Grécia, incide sobre um artigo científico em coautoria ("Evidence‐Based Practice in Higher Education: Discussing its Value to Enhance Teaching and Learning”), que foi apresentado na anterior edição deste Fórum Mundial de Universidades, que decorreu no Hong Kong Institute of Education (China), entre 14 e 16 de janeiro de 2011.
O artigo científico foi, segundo Kathryn Otte (Publishing Director), "selected by the editors for the award from the ten highest‐ranked papers". |
De acordo com o professor rui Gonçalves, «o prémio é atribuído anualmente aos "top‐ranked paper" em cada revista da editora Common Ground Publishing, que reconhece os mais elevados níveis de excelência resultante do processo de peer‐review».
O artigo "Evidence‐Based Practice in Higher Education: Discussing its Value to Enhance Teaching and Learning” foi publicado no "Journal of the World Universities Forum", indexado no ulrich's periodicals directory ‐ http://ontheuniversity.com/journal/publications/.
Neste artigo científico, os autores fazem uma reflexão sobre «a importância da Prática Baseada nas Evidências, no sentido de uma melhor compreensão do seu impacto nos processos de ensino e de aprendizagem em contexto de Ensino Superior», explica o docente da ESEnfC.
De acordo com o professor Rui Gonçalves, é analisada a importância da Prática Baseada nas Evidências «como estratégia de promoção das competências transversais e específicas dos estudantes», destacando-se «a importância da pesquisa e da investigação no desenvolvimento dos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação».