Notícias
Novos enfermeiros pela ESEnfC

O Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia, em Coimbra, encheu-se, no dia 16 de julho, de familiares e amigos dos finalistas da ESEnfC que terminaram a graduação e fizeram juramento.

   Na sessão solene, além das palavras de felicitações e de encorajamento, também alguma inquietação marcou o discurso da vice-presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

A professora Aida Mendes, que sublinhou o facto de a formação dos enfermeiros portugueses, e a dos da ESEnfC em particular, ser «internacionalmente reconhecida como de excelência», com as agências de recrutamento a privilegiarem-nos, não deixou de refletir sobre «se a despesa» com a formação dos novos enfermeiros «não deveria beneficiar, em primeira linha, o país e os contribuintes que a financiaram».


Notou a vice-presidente da ESEnfC que «a existência de necessidades de cuidados não é sinónimo de empregabilidade no Serviço Nacional de Saúde». E recordou a estatística da OCDE (2010) sobre a média de enfermeiros por milhar de habitantes em Portugal (5,7), em contraponto com a de outros países europeus: 15,47 na Finlândia, 14,92 na Suíça, ou 9,67 no Reino Unido. Números que indicam «a possibilidade da existência de necessidade de cuidados não completamente satisfeita», realçou.

Para a professora Aida Mendes, «mais do que nunca, ter uma boa formação académica que capacite para o exercício profissional, e também com os recursos necessários para a autonomia, o empreendedorismo e a inovação, é fundamental para um desenvolvimento profissional bem-sucedido».

E foi isso que o projeto educativo da ESEnfC procurou oferecer aos novos diplomados, permitindo «a transformação necessária» para fazerem face «aos desafios que terão de enfrentar». Uma ESEnfC que, notou, ainda, a professora Aida Mendes, assume o compromisso de continuar a apoiar os novos enfermeiros «na progressão da aprendizagem».

«O conhecimento está em constante progresso. O exercício continuado da profissão tão necessário para se adquirir destreza e sentido clínico aguçado, não pode ser desacompanhado do estudo e da reflexão continuada», afirmou a vice-presidente da ESEnfC.


Eventos
Ver Todos

  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • SEP
    20
    Presencial: Pólo A
    Ciclo de Conferências "abreTciência" - UICISA:E 20 anos de financiamento pela FCT
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    26
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende