Notícias
Professora Susana Duarte concluiu doutoramento

A professora Susana Filomena Cardoso Duarte prestou provas de doutoramento, no dia 11 de julho, na Universidade de Lisboa, tendo sido aprovada por unanimidade com distinção e louvor, ao defender a tese “Continuidade em Cuidados Domiciliários: o Papel do Enfermeiro”.

   O estudo da docente da ESEnfC, realizado ao longo de dois anos e meio num centro de saúde da ARS de Lisboa e Vale do Tejo, pretendeu compreender o papel singular do enfermeiro na construção da continuidade dos cuidados de saúde em casa (após a alta), ao capacitar a família para a assunção do cuidado ao familiar.

O enfermeiro recria o seu papel em função das «condições contextuais» e das especificidades de cada domicílio, «assumindo-se como mediador entre as necessidades e os recursos e o apoio técnico-científico e emocional da pessoa e da família», afirma a professora Susana Duarte, que, na ESEnfC, integra a Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem do Idoso.


A nova professora doutora da ESEnfC afirma, ainda, que foram identificadas implicações do estudo que realizou para a profissão e para a academia de enfermagem.

Para a profissão, e a título de exemplo, defende que os cuidados domiciliários podem constituir uma forma aliciante de empreendedorismo e  uma área a explorar pelos enfermeiros, através da criação de empresas na área envolvendo uma equipa interdisciplinar.

Por outro lado, na perspetiva da investigadora da ESEnfC, «os utentes necessitam e têm o direito de saber o que podem esperar de uma enfermeira, de saber o que não podem esperar, e que este serviço não pode ser provido por outro profissional qualquer».

Do ponto de vista académico, e dada a especificidade dos cuidados domiciliários, no âmbito dos quais os enfermeiros negoceiam com as pessoas doentes, com as famílias e com uma multiplicidade de profissionais de diferentes áreas, a professora Susana Duarte entende que «seria necessário acrescentar a formação relacionada com a cidadania e a responsabilidade social».

Finalmente, o estudo “Continuidade em Cuidados Domiciliários: o Papel do Enfermeiro” leva à reflexão sobre as «implicações políticas dos achados», nota a investigadora.

De acordo com a professora Susana Duarte, «é premente alterar as políticas de apoio às famílias cuidadoras e às pessoas dependentes, principalmente as que vivem em solidão».

Isso «implica apoios, inclusive legislativos, no sentido de dotar os familiares de condições humanas e sociais que proporcionem condições de vida que lhes permita o cabal desempenho do seu papel nos cuidados familiares, mantendo, assim, níveis de vida adequados», sustenta a docente da ESEnfC.


Eventos
Ver Todos

  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • SEP
    20
    Presencial: Pólo A
    Ciclo de Conferências "abreTciência" - UICISA:E 20 anos de financiamento pela FCT
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    26
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende