A perspetiva transcultural dos sistemas e cuidados de saúde na Europa é o tema que, de 26 a 29 de abril, vai reunir os estudantes do 4º ano de licenciatura da ESEnfC.
Entre outras iniciativas, os finalistas de Enfermagem vão estudar casos que demonstram diferentes modos de abordar o nascimento, a saúde da mãe e da criança, a terceira idade, ou a doença mental. Na primeira pessoa, professores convidados da Bélgica (Karla Van Laer e Luc Schalenbourg) e da Suécia (Eva Berndin e Boel Hovde) vêm dar testemunho da realidade dos países onde vivem – primeiro no dia 27 (entre as 14h00 e as 18h00), para apresentarem comunicações, e depois no dia 29 (a partir das 9h00), para um painel-debate sobre a Enfermagem na Europa. |
O ensino e a prática do exercício da Enfermagem no “velho” continente, a empregabilidade e o empreendedorismo são assuntos a trazer para a discussão. Ambas as ações decorrem no Pólo A da ESEnfC.
Antes, na tarde do dia 26, haverá uma exibição do filme Crash, do realizador norte-americano Paul Haggis (no período das 14h00-18h00, também no Pólo A). Trata-se de uma película que retrata “colisões” de ordem cultural, baseadas no preconceito e no racismo.
As “Infeções hospitalares na Bélgica”, os “Cuidados ao idoso na Suécia”, o “Parto e a amamentação em Portugal”, “A gravidez e o nascimento na Noruega” e os “Cuidados de saúde mental na Bélgica” são alguns dos casos que os alunos vão estudar durante mais uma Semana de Enfermagem Transcultural.
A iniciativa enquadra-se na cadeira de Ensino Clínico na Área Opcional e procura oferecer aos estudantes a oportunidade de analisarem a influência da cultura na saúde e nos sistemas de cuidados de saúde em diversos países europeus.
A Semana de Enfermagem Transcultural surge no âmbito do seminário “Cultural Awareness in Nursing”, que é lecionado em instituições de ensino superior europeias, como resultado de um projeto feito em parceria com universidades e politécnicos de Lund (Suécia), Bergen (Noruega), Hasselt (Bélgica) e Eindhoven (Holanda).
Com este seminário, os estudantes da ESEnfC podem comparar, contrastar e analisar a informação relacionada com o desenvolvimento da enfermagem e da educação em enfermagem nesses países nórdicos.
Pretende-se, assim, que os futuros profissionais de saúde possam aumentar as suas competências para prestarem cuidados de enfermagem culturalmente congruentes, bem como melhorar o seu potencial para exercerem enfermagem além-fronteiras.