Notícias
Abertura de cursos de mestrado e de pós-licenciatura

Abriram, no passado dia 18 de março, na ESEnfC, mais quatro cursos (dois de mestrado e dois de pós-licenciatura de especialização), nas áreas de Enfermagem Médico-Cirúrgica (com 39 alunos) e de Enfermagem de Reabilitação (com 35 alunos).

   Alguns destes estudantes já possuem pós-licenciatura nas referidas áreas, mas vêm fazer as componentes necessárias com vista à obtenção do título de mestre.

Na abertura dos cursos de Enfermagem Médico-Cirúrgica (coordenados pela professora Isabel Fernandes), o vice-presidente da ESEnfC, Fernando Henriques, destacou a importância dos enfermeiros na ajuda à construção da autonomia do cuidar e na colaboração no processo de produção científica.


O professor Fernando Henriques sublinhou, ainda, a relevância do título de mestre para a afirmação e para o reconhecimento da Enfermagem, o que dotará os profissionais de melhores capacidades de negociação nos contextos de saúde.

Já na abertura dos cursos de Enfermagem de Reabilitação, o professor Carlos Oliveira, que coordena as duas formações, notou que, face ao contexto de envelhecimento da população e de forte incidência e prevalência de doenças crónicas (algumas relacionadas com estilos e comportamentos de vida pouco saudáveis), mas também face ao aumento de acidentes de viação e de trabalho (resultando alguns em deficiências ou incapacidades), se impõe a presença de técnicos com formação especializada.

E esses técnicos são os enfermeiros especialistas em Reabilitação, que têm uma intervenção virada para as necessidades de autonomia e para a independência funcional dos indivíduos.

 


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    21
    ESEnfC | POLO B
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação: da Investigação à Prática
  • MAY
    08
    Presencial: Polo A
    Encontro Anual do Programa de Doutoramento 2025 "Conhecimento em Enfermagem: da construção à criação de valor"
  • APR
    01
    Presencial & Online
    21ª Edição Concurso Regional Poliempreende
  • APR
    01
    Online
    Webinar: Promoting Public and Patient Involvement in Interprofessional Education of Undergraduate Healthcare Students
  • FEB
    07
    Presencial: Pólo C
    Ciclo de Conferências "abreTciência" - UICISA: E 20 anos de financiamento pela FCT