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Professora Isabel Fernandes com doutoramento em Didática

Prestou provas de doutoramento em Didática, no início de dezembro, na Universidade de Aveiro, tendo sido aprovada ao defender a tese “O Primeiro Ensino Clínico no Percurso Formativo do Estudante de Enfermagem”.

  

Falamos da professora Maria Isabel Domingues Fernandes, que, na ESEnfC, tem lecionado, sobretudo, as disciplinas de Enfermagem Médico-Cirúrgica e de Enfermagem de Reabilitação.

Saber que significado tem o primeiro ensino clínico para a formação do estudante foi a questão de partida para a investigação da docente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

Para o trabalho de investigação, desenvolvido entre 2006 e 2007, foram selecionados três casos de estudo, respetivamente do 1º, do 2º e do 3º anos do Curso de Licenciatura em Enfermagem de três planos de estudos de Escolas Superiores de Enfermagem.

Cada caso de estudo foi constituído por um grupo de estudantes no primeiro ensino clínico hospitalar, enfermeiros e docentes que os orientaram.

A professora Isabel Fernandes conclui que «o primeiro ensino clínico é um período de formação estruturante, com forte impacto pela transição que se opera na postura do estudante perante a aprendizagem, pelas propriedades (trans)formativas que as vivências em contexto encerram, independentemente do ano do curso em que este acontece».

A outro nível, a professora da ESEnfC concluiu que «a orientação dos enfermeiros, tutores e docentes é fundamental na mobilização para a ação dos conhecimentos teóricos, ou na sua aquisição».

«A prática orientada com atenção individualizada, questionamento, análise e reflexão em díade, supervisor-aluno, são fundamentais no desenvolvimento do pensamento crítico», sustenta a docente.

A professora Isabel Fernandes considera, ainda, que «ser supervisor deve ser assumido pelo docente e pelo enfermeiro ou tutor como um trabalho de articulação e proximidade com o contexto onde o ensino clínico decorre» e que «a resposta adequada às funções específicas de supervisão exige participação ativa de equipas de enfermagem mais preparadas e hierarquicamente apoiadas».


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