A Presidente da ESEnfC, Maria da Conceição Bento, destacou, no dia de abertura solene das aulas, a importância do contrato de confiança que o Governo português firmou, no início do ano, com o sistema de ensino superior, como reconhecimento de que «a aposta no ensino superior e na ciência é um instrumento fundamental para o futuro do país» (MCTES, Um contrato de confiança no ensino superior para o futuro de Portugal, 2010).
Ao discursar para a comunidade educativa, a Presidente da Instituição mostrou-se satisfeita por a Escola ter «sempre contribuído, quer para elevar os indicadores de qualificação [dos portugueses], quer para o esforço de contenção financeira» que é pedido ao País.
E são também esses os compromissos que a ESEnfC se propôs cumprir, no âmbito do contrato específico de desenvolvimento da Escola, assinando a 14 de setembro com o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. |
Além do reforço das atividades de internacionalização, a ESEnfC compromete-se a aumentar a oferta formativa para ativos da saúde, o que já começou a fazer com novos cursos de mestrado e com a oferta de formação avançada de curta duração – a proposta é oferecer cerca de 225 novas vagas.
A política de qualificação de docentes e de investigadores também será reforçada, para garantir que, dentro de quatro anos, mais de 90% sejam doutorados, sublinhou a professora Maria da Conceição Bento. Só em 2011 serão apoiados 64 docentes com este objetivo.
Será também aumentado o número de bolseiros de iniciação à investigação, mantendo-se a colaboração com a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra na implementação do doutoramento em Ciências da Saúde.
Também ao nível da investigação, a ESEnfC prevê aumentar o número de projetos inscritos na Unidade de Investigação (UI), particularmente com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
«No último concurso, a Escola viu os projetos submetidos bem avaliados, 33% com avaliação de excelente com o concomitante financiamento», observou a Presidente da ESEnfC.
Apoiar os novos diplomados na inserção da vida ativa, na procura de emprego e na gestão dos curricula e da carreira, promover o sucesso escolar, implementando o projeto de tutoria – um estudante mais velho agirá como facilitador da integração ao curso, à Escola e à Cidade – e continuar a promover o Empreendedorismo são outras medidas a implementar, estas mais diretamente vocacionadas para os estudantes.