Notícias
É preciso trazer os homens para esta luta

O presidente da Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, Dr. José Mendes Bota, afirmou, ontem (dia 17 de Maio), que é preciso mudar de uma «cultura de dominação» para uma «cultura de cooperação», se quisermos banir o flagelo da violência sobre as mulheres.

 

O também deputado algarvio, que moderava a primeira sessão plenária do congresso internacional “Violência nas Relações de Intimidade: (O)Usar Caminhos em Saúde”, que está a decorrer na ESEnfC, disse não acreditar «que os homens sejam todos agressores e más pessoas», sustentando que «é preciso trazer os homens para esta luta».

Na mesa estiveram o responsável do Observatório Nacional de Violência e Género da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, professor Manuel Lisboa, a presidente da UMAR (União das Mulheres Alternativa e Resposta), professora Maria José Magalhães, e o director da Campanha do Laço Branco no Canadá, Dr. Humberto Carolo.

A presidente da UMAR defendeu ser necessário evitar que as vítimas sejam revitimizadas, ao notar que o importante é tornar mais célere e eficaz a aplicação da lei.

É que, embora se assista a um incremento das denúncias, tal não corresponde a condenações e a processos em Tribunal, observou a docente da Universidade do Porto.

A professora Maria José Magalhães disse não aceitar que a grande maioria das mulheres vítimas de violência tenha de sair de casa, de abandonar os empregos e de mudar de vida, por não haver eficácia nas medidas de coação.

Já o professor Manuel Lisboa, que começou por saudar o congresso da ESEnfC – considerou a iniciativa de maior importância do ponto de vista cívico e da difusão do conhecimento –, salientou que também na área da saúde deve ser introduzida a questão da violência de género.

Um problema que entende dever ser combatido através de proximidade e da participação de organizações não governamentais.

O director de programas da Campanha do Laço Branco no Canadá, Dr. Humberto Carolo, apontou caminhos: o homem deve ser ele próprio um exemplo, estando mais envolvido na vida familiar (ajudando nas tarefas domésticas e a cuidar dos filhos).

Três fóruns, quatro conferências, 11 oficinas temáticas e três sessões plenárias dão corpo ao congresso internacional “Violência nas Relações de Intimidade: (O)Usar Caminhos em Saúde” que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra organiza até amanhã, dia 19 de Maio.


Eventos
Ver Todos

  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    26
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende
  • JUN
    05
    Online
    Seminário - Desafios na Gestão de Resíduos em Saúde: Contributos para o ambiente