O Gabinete de Relações Nacionais e Internacionais (GRNI) da ESEnfC vai lançar um apelo a toda a população escolar com vista à apresentação de propostas que resultem na realização de Programas Intensivos inovadores, que venham a ser liderados pela instituição.
No passado dia 4 de Março, o GRNI realizou o workshop “Programas Intensivos: preparação e gestão de projectos”, dirigido a docentes.
Estiveram presentes, na qualidade de formadores, o professor doutor Luiz Oosterbeek (Instituto Politécnico de Tomar), que deu uma perspectiva global das necessidades científicas e técnicas para o planeamento dos Programas Intensivos, e a dra. Ana Cristina Soares, responsável pela gestão dos Programas Intensivos no âmbito da Agência Nacional PROALV (Programa Aprendizagem ao Longo da Vida). |
O Instituto Politécnico de Tomar tem já longa experiência na gestão e coordenação de projectos e consórcios no âmbito do PROALV, tendo, ao abrigo deste Programa, sido galardoado com o Prémio de Ouro para Qualidade na Mobilidade.
Este workshop teve uma participação bastante significativa por parte dos docentes da Escola, o que para o GRNI foi motivo de grande satisfação.
Sensibilizar o corpo docente para a colaboração nas actividades de cooperação internacional com impacto na vida na académica e profissional de docentes e estudantes, fornecendo-lhes ferramentas de trabalho para a construção de projecto(s) para candidatura a financiamento, foram objectivos da acção formativa.
Um Programa Intensivo (IP) é um programa de estudos de curta duração que reúne estudantes e pessoal de instituições de ensino superior de pelo menos três países. Tem a duração mínima de duas semanas ou dez dias inteiros e consecutivos até uma duração máxima de seis semanas de trabalho relacionado com a área temática.