Notícias
Enfermeiros iniciam especializações em saúde mental e comunitária

Quase 60 enfermeiros iniciaram, hoje, na ESEnfC, os cursos de pós-licenciatura de especialização em Enfermagem Comunitária e em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria.

  

Na ocasião, quer a presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, professora Maria da Conceição Bento, quer os coordenadores dos cursos, respectivamente professora Clarinda Cruzeiro e professor José Carlos Santos, deram as boas-vindas aos estudantes e apresentaram os serviços que a instituição tem ao dispor do corpo discente.

O coordenador do curso de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria deu conta das necessidades de cuidados a este nível, notando que «mais de 27% dos europeus adultos terão pelo menos uma doença mental» num determinado momento da vida.

Também de acordo com previsões do Livro Verde da Saúde Mental da Comissão das Comunidade Europeias (2005), dentro de uma década «a depressão será a primeira causa de morbilidade nos países desenvolvidos».

Suicidam-se na Europa cerca de 58 mil pessoas por ano, número que ultrapassa as mortes por acidentes de viação, homicídios e HIV/SIDA.

A saúde mental custa à União Europeia cerca de 3 a 4% do PIB, sobretudo através da perda de produtividade, constituindo uma das principais causas de reforma antecipada e de pensões por invalidez.

Por sua vez, a coordenadora do curso de Enfermagem Comunitária falou da importância da escolha da especialidade para a formação de enfermeiros especialistas e da mais-valia que tal representa em termos de ganhos em saúde.

Segundo a professora Clarinda Cruzeiro, os enfermeiros especialistas na comunidade, que trabalham nos três níveis de prevenção (primária, secundária e terciária), prestam cuidados a indivíduos ao longo do ciclo de vida, a grupos e à comunidade.

Neste curso, os estudantes aprendem a fazer um diagnóstico de saúde da comunidade e a estabelecer prioridades.

Prevenir epidemias e propagação de doenças, encorajar comportamentos saudáveis, proteger contra riscos ambientais, assegurar a qualidade, a equidade e a acessibilidade dos serviços são algumas das competências esperadas do enfermeiro especialista na comunidade. 

Amanhã de manhã, dia 2 de Março, começa o curso de pós-licenciatura de especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria.


Eventos
Ver Todos

  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    26
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende
  • JUN
    05
    Online
    Seminário - Desafios na Gestão de Resíduos em Saúde: Contributos para o ambiente