Notícias
Professores em acção de formação no Pólo B

Professores da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) iniciam, hoje, uma acção de formação teórica e prática sobre a metodologia de Cuidados de Gineste e Marescotti.

A acção de formação, que se realiza durante quatro dias (termina a 25 de Fevereiro) no Pólo B da instituição, centra-se na realização de cuidados de higiene (banho) em doentes idosos e/ou com perda das suas capacidades cognitivas, com CAP (comportamentos de agitação patológica), em coma, com AVC e em situação de grande vulnerabilidade.

   «Pretende-se com esta formação fornecer elementos teóricos e práticos que permitam aos professores da ESEnfC reflectirem sobre a necessidade de mudança (ou não) de paradigma no que respeita aos cuidados de higiene, rompendo com tradições há muito arreigadas em Enfermagem no âmbito dos cuidados de higiene, cujos princípios são assentes em bases duvidosas sob o ponto de vista científico, ao mesmo tempo que se assiste a uma desvalorização destes cuidados por parte dos enfermeiros, entregando-os a pessoal menos qualificado», lê-se no texto de apresentação dos objectivos da actividade formativa.

Tendo por base a denominada Filosofia de Humanitude, a metodologia de cuidados Gineste-Marescotti (que privilegia o respeito por cada pessoa, e o tratamento com doçura e serenidade) foi concebida por Yves Gineste (o formador que está em Coimbra) e pela psicogerontóloga Rosette Marescotti.

Estes autores desenvolveram uma filosofia de cuidados baseados nos “pilares da humanitude” (o olhar, o falar, o tocar, a verticalidade, o vestuário), capazes de promoverem a dignidade, o respeito e a liberdade da pessoa, restituindo-lhe o sentimento de espécie. No fundo, a auto-estima, através da qual a pessoa é capaz de continuar a sentir-se um ser humano.

Aplicada ao banho, esta metodologia tem conduzido a mudanças apreciáveis nas instituições de saúde que a adoptaram, quer ao nível da aceitação dos cuidados de higiene por parte dos doentes, quer ao nível dos comportamentos de agitação patológica (que tendem a desaparecer) nos doentes com diminuição das capacidades cognitivas (demência e em especial Alzheimer).

A inexistência de doentes totalmente acamados e a consequente diminuição de úlceras de decúbito e de contracturas são outros resultados que advêm da utilização desta metodologia nos cuidados de higiene.
E os ganhos são partilhados com os profissionais de saúde: diminuem esgotamento, problemas dorsolombares e taxa de absentismo.


Eventos
Ver Todos

  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    26
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende
  • JUN
    05
    Online
    Seminário - Desafios na Gestão de Resíduos em Saúde: Contributos para o ambiente