Notícias
Investigação: o desafio dos desafios para o futuro

A afirmação da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra como estabelecimento de ensino e de investigação, a internacionalização e a garantia interna e externa da qualidade (de processos e de resultados) são temas que, nos próximos anos, vão preocupar especialmente a Instituição.

   De resto, estes foram alguns dos assuntos que mereceram destaque no discurso de tomada de posse da Presidente da ESEnfC, no dia 17 de Março, Dia da Escola.

Para a professora Maria da Conceição Bento, «a grande meta é transformar a Escola numa instituição orientada para a investigação e para o ensino baseado na investigação».

Só dessa forma será «rapidamente reconhecido» à ESEnfC o direito de «reproduzir» o seu «potencial científico no ciclo de estudos de doutoramento».

«Quando tivermos ganho este desafio conseguiremos oferecer, em Portugal, como se faz noutros países de referência na nossa área, os três ciclos de formação, de forma integrada e articulada com a investigação produzida. Este deve ser, em nosso entender, o desafio dos desafios para o futuro», sustentou a presidente da ESEnfC, investida para o segundo mandato, agora coadjuvada pelos vice-presidentes professores Aida Mendes e Fernando Henriques.

De acordo com a professora Maria da Conceição Bento, é de prever «que no final dos próximos quatro anos [a ESEnfC] tenha uma percentagem muito próxima de 100% de professores doutorados».

Juntando-se-lhe o facto de acolher «a única Unidade de Investigação acreditada e financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no domínio da Enfermagem», a ESEnfC tem, por isso, «responsabilidades acrescidas na produção de conhecimento», observou a presidente da Escola.

Relativamente à internacionalização, central no desenvolvimento estratégico da ESEnfC, é intenção, dentro de quatro anos, a instituição ultrapassar a meta de 20% de diplomados que realizam um período de estudos no estrangeiro, bem como reforçar a cooperação e os intercâmbios com escolas congéneres, algumas dos Estados Unidos da América e do Canadá com trabalho de referência na área da Enfermagem.

Espera a equipa da professora Maria da Conceição Bento que a ESEnfC se torne no «destino de escolha preferencial, na área da enfermagem, de estudantes e professores de outros países».

O Conselho para a Qualidade e Avaliação, criado «de forma pioneira no ensino politécnico, ainda nos primeiros estatutos da ESEnfC», mereceu palavras de estímulo pelo trabalho importante desenvolvido, que «tem contribuído e deve continuar a contribuir para a melhoria contínua de processos e resultados», disse, ainda, a presidente.


Eventos
Ver Todos

  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    26
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende
  • JUN
    05
    Online
    Seminário - Desafios na Gestão de Resíduos em Saúde: Contributos para o ambiente