Notícias
ESCLARECIMENTO

Na sequência do requerimento apresentado, no dia 27 de Janeiro, ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por deputados do Bloco de Esquerda, intitulado “Estudantes que ainda não receberam bolsa na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra obrigados ao pagamento de propinas e ao pagamento de juros”, a ESEnfC vem prestar os necessários esclarecimentos e refutar o conteúdo de tal documento, por não corresponder à verdade.

A todos os estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) que solicitaram o adiamento do pagamento de propinas até receberem a bolsa, ou por terem problemas económicos, o pedido foi deferido, permitindo-lhes que iniciassem o pagamento da taxa de frequência do curso de licenciatura após o recebimento da bolsa e sem qualquer agravamento do valor devido.

Também a todos os estudantes da ESEnfC que solicitaram o adiamento do pagamento da mensalidade da Residência até receberem a bolsa, ou por terem problemas económicos, o pedido foi igualmente deferido, permitindo-lhes esta decisão que iniciassem o pagamento da mensalidade da Residência só após o recebimento da bolsa e, uma vez mais, sem qualquer agravamento do valor fixado.

Até ao momento, foram atribuídas 639 bolsas, estando em fase de análise e a aguardar documentos já solicitados aos estudantes (com vista à confirmação das respectivas situações) 41 pedidos.

Note-se que os alunos identificados como muito carenciados começaram a receber adiantamento de bolsa antes mesmo da decisão final dos serviços da ESEnfC.

Estranhamos que o Bloco de Esquerda não tenha confirmado, junto da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, os dados que apresenta naquele requerimento dirigido ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, pois desde sempre a Instituição esteve disponível para esclarecer, quer a Comunicação Social, quer as entidades que a procuram e que lhe apresentam questões.

Como instituição de ensino superior público de referência, empenhada em formar profissionais competentes e cidadãos de pleno direito, ao invés do que os senhores deputados do Bloco de Esquerda afirmam, a ESEnfC tudo tem feito para minimizar situações que possam prejudicar os seus estudantes.

Existem mesmo casos de estudantes carenciados que, não tendo direito a bolsa, têm sido apoiados pela ESEnfC.


Eventos
Ver Todos

  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    26
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende
  • JUN
    05
    Online
    Seminário - Desafios na Gestão de Resíduos em Saúde: Contributos para o ambiente