“Porque o mundo das empresas e dos negócios não é só para gestores e economistas!” É sob este lema que se realiza o 7º concurso de ideias PoliEmpreende, cujo lançamento nacional decorreu, hoje (4 de Dezembro), no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a entidade coordenadora desta edição.
Na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), que integra o concurso de empreendedorismo no ensino superior politécnico pelo terceiro ano consecutivo, as duas sessões da 1ª oficina estão agendadas para os dias 21 e 22 de Janeiro de 2010 (no primeiro dia no Pólo A, às 17h00; no segundo dia no Pólo B, às 14h00). Já a 2ª oficina será no dia 18 de Fevereiro (14h00). |
A fase regional do concurso está marcada para Julho (dia 12), realizando-se o concurso nacional – que coloca em competição projectos provenientes de cada um dos institutos politécnicos do País, bem como da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e da Universidade do Algarve – nos dias 16 e 17 de Setembro.
Os interessados podem obter mais informações no sítio da Internet www.poliempreende.pt.
Entretanto, para Março (dia 11) está reservado o 3º Fórum de Empreendedorismo na ESEnfC, iniciativa dinamizada pelo Gabinete de Empreendedorismo da instituição, coordenado pelo professor Pedro Parreira.
Em 2009, a finalista da ESEnfC Cátia Rodrigues alcançou a segunda posição no 6º Concurso PoliEmpreende, com um projecto que visa melhorar a vida aos doentes com diabetes.
Além de ser um concurso, o PoliEmpreende caracteriza-se por um grande enriquecimento curricular para os intervenientes, dando resposta, ao mesmo tempo, aos novos desafios do Processo de Bolonha e às orientações da Estratégia de Lisboa.
Este projecto tem como objectivo primordial fomentar a promoção do empreendedorismo na comunidade escolar, alertando para a importância da carreira de empreendedor por conta própria e para a importância do desenvolvimento de competências essenciais.
O PoliEmpreende ajuda a estimular a investigação aplicada orientada para o mercado e para a criação de “spin-offs”, no sentido da constituição de empresas de cariz inovador, com potencial de crescimento.