A finalista de Enfermagem Cátia Rodrigues alcançou a segunda posição no 6º Concurso PoliEmpreende, cuja sessão de encerramento decorreu no dia 15 de Julho em Coimbra, com um projecto que visa melhorar a vida aos doentes com diabetes.
O projecto de vocação empresarial da jovem representante da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), denominado “Easy 4 you”, só foi superado pelo projecto do Instituto Politécnico de Coimbra. No terceiro lugar ficou um projecto do Instituto Politécnico de Lisboa.
Sumariamente, o projecto “Easy 4 you” consiste numa tecnologia que vai permitir melhorar a vida dos doentes com diabetes, tendo em especial atenção as crianças insulinodependentes e seus familiares. Está a ser desenvolvido em parceria com uma empresa reconhecida internacionalmente, líder em soluções inovadoras em várias áreas, entre elas a da Saúde. |
Na sessão de encerramento, a coordenadora da sexta edição do PoliEmpreende, professora Fátima Armas Gonçalves, registou a evolução verificada no concurso ao longo dos anos: 135 projectos em cinco anos, dos quais resultaram 18 empresas, que geraram 30 postos de trabalho.
No entanto, só na última edição foram cerca de 130 os projectos submetidos a concurso, dos quais 16 planos de negócios chegaram à etapa nacional (final).
Trata-se já de «um caso de sucesso na promoção do empreendedorismo», que começa a contribuir para as economias locais, salientou a professora do Instituto Politécnico de Coimbra.
O projecto PoliEmpreende, além de ser um concurso, caracteriza-se por um grande enriquecimento curricular para os intervenientes (comunidade académica do ensino superior politécnico), dando resposta, ao mesmo tempo, aos novos desafios do Processo de Bolonha e às orientações da Estratégia de Lisboa.
Este projecto tem como objectivo primordial fomentar a promoção do empreendedorismo na comunidade escolar, alertando para a importância da carreira de empreendedor por conta própria e para a importância do desenvolvimento de competências essenciais.
O PoliEmpreende ajuda a estimular a investigação aplicada orientada para o mercado e para a criação de “spin-offs”, no sentido da constituição de empresas de cariz inovador, com potencial de crescimento.
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