Notícias
Como travar a violência na intimidade?

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) vai organizar, nos dias 3 e 4 de Dezembro de 2009, o congresso internacional “Violência nas Relações de Intimidade: (O)Usar Caminhos em Saúde”.

  

O congresso, cujo programa ainda está em preparação, surge no âmbito da actividade desenvolvida pelo Projecto “(O)Usar & Ser Laço Branco”, que procura reduzir a violência exercida sobre as mulheres, a começar pela fase do namoro, assim como promover a igualdade de género e de oportunidades.

A temática escolhida representa, hoje, uma prioridade em saúde, exigindo que os profissionais do sector desenvolvam e integrem respostas nas suas práticas de cuidados, atendendo a que a qualidade das relações interpessoais íntimas tem efeitos directos sobre o estado de saúde dos indivíduos e a que o estado de saúde influencia a qualidade das relações de intimidade.

Os enfermeiros têm competências para influenciar as capacidades das pessoas, famílias e comunidades de forma a manter e fomentar um funcionamento óptimo e reduzir ao mínimo os efeitos negativos das situações de doença ou mal-estar (Internacional Council of Nurses (ICN), 2001).

Segundo o Conselho da Europa, a violência contra as mulheres no espaço doméstico é a maior causa de morte e invalidez entre as mulheres dos 16 aos 44 anos, ultrapassando o cancro, os acidentes de viação e até a guerra (2002).

De acordo com o mesmo organismo (2006), entre 12 e 15% das mulheres europeias com mais de 16 anos de idade vivem situações de violência numa relação conjugal, sendo que muitas continuam a sofrer de violência física e sexual após a ruptura, vindo mesmo a morrer.

O Plano Nacional de Saúde 2004-2010 refere que uma em cada três mulheres é vítima de violência.

Com este congresso pretende-se, pois, sensibilizar para o fenómeno da violência nas relações de intimidade como um problema de saúde; reflectir sobre os custos da violência doméstica na saúde das mulheres, das crianças da família e da comunidade em geral; tornar visível a violência doméstica como foco de intervenção em enfermagem.

Conhecer boas práticas de intervenção no domínio da violência nas relações de intimidade e abrir espaços de intercâmbio entre investigadores, clínicos e outros profissionais, de forma a facilitar acções comuns relevantes na promoção de uma cultura de não-violência e de equidade de género são outros objectivos do congresso de Dezembro.

 


Eventos
Ver Todos

  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    26
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende
  • JUN
    05
    Online
    Seminário - Desafios na Gestão de Resíduos em Saúde: Contributos para o ambiente