A funcionária da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) Clara Gaspar Simões organiza, amanhã (dia 22 de Maio), mais uma actividade de animação socioeducativa dirigida ao corpo não docente da instituição.
Desta feita, o convite é para participar numa actividade intitulada "Pessoas Diferentes de Nós".
Nesta acção, marcada para as 14h30, na sala 5 do Pólo B, os interessados vão poder discutir de que forma nos devemos relacionar com pessoas portadoras de deficiência, com as quais, muitas vezes, contactamos social ou profissionalmente. Como devemos dirigir uma pessoa em cadeira de rodas? Como se deve dar um café ou indicar uma cadeira a uma pessoa cega? Como comunicar com alguém com deficiência auditiva? Estas são algumas questões para as quais a iniciativa pretende encontrar respostas. |
«Apesar da maior parte de nós querer manter um relacionamento igual ao que mantém com pessoas sem qualquer tipo de limitação, a verdade é que temos algumas dificuldades e alguns constrangimentos por não conhecermos a melhor forma de o fazer», constata Clara Gaspar Simões.
A presente iniciativa é uma nova actividade inscrita no projecto “Despertar”, o trabalho de estágio de fim do curso de licenciatura em Animação Socioeducativa que Clara Simões está a frequentar.
Na base deste projecto está «a necessidade de formação não formal, fundamental ao desenvolvimento profissional, pessoal e social que as directrizes europeias recomendam e enfatizam como fundamentais na aprendizagem ao longo da vida dos adultos e [que são] imprescindíveis na realização pessoal e profissional de cada um de nós», explica Clara Simões.