Está aí mais uma edição da Semana das Relações Nacionais e Internacionais, destinada a divulgar os programas de mobilidade disponíveis para estudantes, docentes e pessoal não docente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
Até sexta-feira (22 de Maio), os interessados poderão ficar a conhecer melhor os programas Erasmus, Leonardo da Vinci e Vasco da Gama (mobilidade a nível nacional). Para tanto, basta que se desloquem ao átrio do Pólo A da ESEnfC (Avenida Bissaya Barreto), onde está disponível muita informação pertinente sobre o tema. O Gabinete de Relações Nacionais e Internacionais da ESEnfC volta, assim, a destacar a importância da formação em contexto internacional e do intercâmbio de experiências culturais que lhe está associado. |
No âmbito desta Semana das Relações Nacionais e Internacionais, a tarde do dia 21 está reservada para um Seminário de Partilha de Experiências (entre as 14h00 e as 17h00, no anfiteatro do Pólo A). Estudantes e professores vão dar conta do que fizeram, do que ficaram a conhecer e do que também ensinaram quando se deslocaram ao estrangeiro.
Neste seminário será apresentado o Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (professora Teresa Calvário), o Módulo Europeu (professor Jorge Apóstolo), o Hospital Virtual (professora Helena Brísio) e o Programa Vasco da Gama (professor António Amaral).
Em 2008/2009, 44 estudantes da ESEnfC receberam formação em instituições congéneres de vários países europeus, no âmbito do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (Lifelong Learning Program) – subprograma Erasmus, número que superou os 36 enviados no ano lectivo anterior.
Também a previsão de docentes enviados em mobilidade revela um crescimento, quando comparado o presente ano com o ano transacto: de 26 para 33.
Espanha, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Finlândia, França, Grécia, Noruega e Suécia são alguns países com os quais a ESEnfC tem acordos bilaterais ao abrigo do PROALV.