Notícias
ESEnfC na marcha mundial pela paz e a não-violência

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) é uma das instituições que na cidade do Mondego vai aderir à Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência, que terá a duração de três meses, entre os dias 2 de Outubro de 2009 e 2 de Janeiro de 2010.

  

Mais de 100 países já aderiram a esta marcha que pretende juntar milhões de cidadãos que reclamam o fim das guerras e da corrida ao armamento como meio de resolução de conflitos.

 

 

O que a organização da marcha mundial pede é que cada pessoa, organização, empresa ou partido político, apoie a iniciativa, contribuindo com a sua criatividade e enriquecendo o percurso com as actividades que a imaginação for capaz de conceber: fóruns, acções de rua, festivais, eventos desportivos, culturais, musicais, artísticos ou educativos…

 

A marcha passará em Coimbra no dia 9 de Novembro e a ESEnfC vai participar com actividades integradas no projecto “(O)Usar & Ser Laço Branco”, que visa prevenir e combater a violência nas relações de intimidade.

 

Esta marcha – com pessoas a pé, grupos de motards ou de ciclistas… – é uma iniciativa do movimento “Mundo Sem Guerras”, uma organização internacional inspirada no Humanismo, que trabalha há 15 anos na área do pacifismo e da não-violência.

 

«Temos consciência de que não temos capacidade de mudar nada, mas de pôr em pé uma força moral, como já ocorreu na História com Gandhi ou com Luther King, que foi capaz de influir sobre as pessoas que decidem sobre esta matéria, nomeadamente sobre o armamento», afirma Emilio Rubio, professor de Espanhol que integra o “Mundo Sem Guerras” e que coordena, nesta marcha, a rota Galiza-Portugal.

 

Emilio Rubio está a estabelecer contactos com a Direcção Regional de Educação do Centro, para facilitar a divulgação da marcha junto de todas as escola da região, desde o pré-escolar ao secundário, e ainda com outras instituições, como a Câmara Municipal, ou a Universidade.

 

Uma das ideias para depois da marcha, para que a iniciativa não morra, será fazer exposições de fotografia e de vídeo em cada uma das cidades por onde a marcha passar e acompanhá-las de outros eventos culturais.

 

Outra ideia seria a criação de um parque de estudo e de reflexão sobre estes temas, que se assumira como um “farol” da não-violência.

 

Emilio Rubio estará na ESEnfC, no próximo dia 6 de Maio (às 10h30 no Pólo B), para apresentar o projecto da Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência. Para essa sessão foram convidados vários organismos e instituições da cidade, muitos dos quais parceiros da ESEnfC.

 


Eventos
Ver Todos

  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    26
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende
  • JUN
    05
    Online
    Seminário - Desafios na Gestão de Resíduos em Saúde: Contributos para o ambiente