A professora Cristina Veríssimo apresentou, no I Congresso Nacional de Saúde Pública, realizado nos dias 14 e 15 de Abril, a comunicação oral “O Teatro Fórum como estratégia de intervenção comunitária: Contributos para o desenvolvimento de competências dos estudantes de Enfermagem integrados no projecto (O)Usar & Ser Laço Branco: Um não à Violência entre Pares.”
A comunicação da docente da ESEnfC foi inserida no painel "Uma abordagem pedagógica em educação para a saúde".
O Teatro Fórum é uma metodologia que permite a participação activa do público propondo alternativas às situações apresentadas. Durante o momento do debate que se segue à encenação, o indivíduo é convidado a trocar de papel com os actores, de forma a experimentar soluções alternativas para os problemas identificados.
O Teatro Fórum, utilizado no âmbito do projecto (O)Usar & Ser Laço Branco, contribuiu para promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, com vista ao seu desempenho como educadores dos seus pares e como futuros enfermeiros e, consequentemente, revelou-se uma estratégia de intervenção comunitária importante na abordagem por pares educadores na prevenção da violência na intimidade e no namoro.
O I Congresso Nacional de Saúde Pública foi organizado pela Direcção-Geral de Saúde/Escola Nacional de Saúde Pública (DGS/ENSP) e pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
O Congresso, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, organizou-se em redor de quatro conferências e de quatro blocos de comunicações livres (160 comunicações orais e 60 posters).
Durante o Congresso foram debatidos temas como os novos desafios em saúde pública, a reorganização dos serviços de saúde pública e a formação nesta área, tendo também sido abordada a formação em Enfermagem no âmbito da saúde pública.
Enquanto oradores, estiveram presentes nomes relevantes da sociedade portuguesa no âmbito dos serviços de saúde e da saúde pública, como o director geral da Saúde, dr. Francisco George e os professores Constantino Sakellarides e Pereira Miguel.