Notícias
A filosofia da humanitude nos cuidados

O professor Yves Gineste apresentou, no passado dia 17 de Abril, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), o trabalho que, com a psicogerontóloga Rosette Marescotti, tem desenvolvido, em França, em doentes idosos e com demência, baseado na filosofia da humanitude, da qual é um dos fundadores.

  

Estes autores desenvolveram uma filosofia de cuidados baseados nos “pilares da humanitude” (o olhar, o falar, o tocar, a verticalidade, o vestuário), capazes de promoverem a dignidade, o respeito e a liberdade da pessoa, restituindo-lhe o sentimento de espécie. No fundo, a auto-estima, através da qual a pessoa é capaz de continuar a sentir-se um ser humano.

Nesse sentido, propõem um processo constituído por quatro etapas para a prestação de cuidados (pré-preliminares, preliminares, restabelecimento do circuito sensorial e consolidação sensorial), que podem ser ensinadas aos cuidadores, através de programas de formação e de treino de competências.

O cuidador deverá ser capaz de utilizar os “pilares da humanitude”, tocando carinhosamente, falando constantemente, sorrindo, olhando para a pessoa e alimentando o processo através do auto feedback.

A conferência “Perspectiva de Cuidados baseados na filosofia da humanitude” foi co-organizada pela ESEnfC, pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: domínio de Enfermagem (UICISA-dE) e pela Universidade Católica. Surgiu no contexto da tese de doutoramento do enfermeiro Mário Simões, sob a orientação do professor Manuel Rodrigues (coordenador da UICISA-dE) e da enfermeira Nídia Salgueiro.

Na assistência, que ultrapassou as cinquenta pessoas, estiveram estudantes do curso de Especialização em Saúde Mental e Psiquiatria, doutorandos da Universidade Católica, docentes de escolas superiores de Enfermagem e outros profissionais de Enfermagem.

Yves Gineste incentivou-os a reflectirem sobre esta filosofia e a transportarem-na para as suas práticas, fazendo do “amor”, da “ternura” e do “prazer” a sua imagem de marca.

Os interessados em conhecerem mais sobre a filosofia da Humanitude podem consultar o artigo de revisão “O significado da filosofia da humanitude, no contexto dos cuidados de enfermagem à pessoa dependente e vulnerável” publicado na Revista Referência nº7 II Série (Outubro de 2008), ou, ainda, a página Web dos Institutos Gineste-Marescotti.


Eventos
Ver Todos

  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    26
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende
  • JUN
    05
    Online
    Seminário - Desafios na Gestão de Resíduos em Saúde: Contributos para o ambiente