Notícias
Saúde (mental) tem ganhos se contar com parcerias

A presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), professora Maria da Conceição Bento, e a directora do Centro de Saúde Norton de Matos, Dra. Conceição Milheiro, são unânimes em considerar que é de grande importância uma «visão de parceria» nas questões de saúde, nomeadamente nas que reportam ao foro mental.

Estas responsáveis falavam, dia 19 de Fevereiro, na sessão de abertura do “Fórum Desvendar: Estigma, Associativismo e Empowerment”, organizado por um grupo de enfermeiros que frequenta o I Curso de Pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria (CPLEESMP) na ESEnfC, com a colaboração do Centro de Saúde Norton de Matos.

Para a professora Maria da Conceição Bento, o projecto que está na base deste fórum – “Projecto Desvendar – Domínio Cuidados Continuados e Reabilitação Psicossocial” – «tem sido exemplar», pela capacidade das instituições parceiras e dos profissionais imprimirem mudanças no sentido de garantir mais saúde aos cidadãos, o que tem particular relevo numa altura de crise financeira e requer a contínua disponibilidade de todos os técnicos.
Ainda segundo a presidente da ESEnfC, as parcerias entre instituições de saúde e de formação têm hoje uma diferença: não são vistas na perspectiva do interesse de cada uma, mas como forma de articular formação, inovação e investigação.

A directora do Centro de Saúde Norton de Matos, Dra. Conceição Milheiro, deu os «parabéns» à ESEnfC pelo projecto, afirmando que «todo o nosso trabalho tem de ser de base populacional», e sublinhou «a grande mais-valia que é estar em contacto com as pessoas reais», o que permite também que os profissionais de saúde se vão «reabilitando como técnicos».


O “Fórum Desvendar: Estigma, Associativismo e Empowerment” visou proporcionar a partilha de experiências na diminuição do estigma associado à doença mental, assim como o “empowerment” da população afectada por este problema de saúde e dos respectivos familiares.

O fórum subdividiu-se em dois painéis: um sobre “Estigma e Empowerment”, o outro sobre “Experiências de Mudança”. No primeiro intervieram os professores da ESEnfC Luís Loureiro e Luísa Brito (especialistas em saúde mental). Já para o segundo, foram convidados, para falarem das suas experiências no terreno, representantes de instituições com trabalho reconhecido no acompanhamento da doença e do doente mental: Vime – Viver melhor, IPSS; Associação de Desenvolvimento e Formação Profissional, DAR VOZ, Associação de Reabilitação Social e Institucionalização de Doentes Psiquiátricos, Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares e UPA (Movimento Unidos Para Ajudar).


O Fórum realizou-se no Auditório da ESEnfC – Pólo A. Na sessão de abertura estiveram, ainda, a coordenadora do 1º CPLEESMP, professora Aida Mendes, a enfermeira chefe do Centro de Saúde de Fernão de Magalhães, Fátima Cravo, o enfermeiro supervisor do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra, Carlos Bem-Haja, e a enfermeira Dilma, da Casa de Saúde Rainha Santa Isabel (Condeixa).


Eventos
Ver Todos

  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    26
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende
  • JUN
    05
    Online
    Seminário - Desafios na Gestão de Resíduos em Saúde: Contributos para o ambiente