A Pesquisa-ação Participativa em Saúde (PaPS) é uma abordagem de pesquisa-intervenção em que a participação das pessoas em todo o processo é um imperativo democrático e tem a primazia do contexto comunitário (local). Na PaPS o conhecimento é co-criado dialogicamente, incorporando múltiplas perspetivas e tipos de conhecimento. Resulta de processos complexos de reflexividade com valores explícitos, garantindo autenticidade, transparência e transferibilidade.
Mais informação em www.icphr.org
Destinatários: Licenciados na área da saúde ou apoio social, preferencialmente gestores de projetos de intervenção comunitária.
Quem participa nesta Pós-graduação terá a oportunidade de desenhar um projeto de PaPS e ainda:
- (re)conceber projetos que incluem os sujetos-alvo no seu desenvolvimento (mais participativos);
- (re)estabelecer indicadores de processo, de resultado e de impacte (mais objetivos);
- disseminarem melhor os resultados de boas praticas.
Os gestores de projetos, ao participarem no curso, terão a possibilidade de desenvolver os seus projetos de intervenção comunitária, refletindo sobre os mesmos e imprimindo-lhe a vertente de pesquisa-ação
Todos os participantes terão a possibilidade de se agregarem a equipas internacionais, acionando estudos de caso multicêntricos.
Curso tem início a 18 de setembro de 2023
Decorre de forma presencial obrigatória de 18 a 22 setembro e depois em formato online (horário a definir com os participantes).