De 15 a 22 de maio realiza-se a Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites Virais, em que várias instituições, de forma gratuita, rápida e anónima, promovem a realização dos referidos testes.
A Semana Europeia do Teste é uma campanha que encoraja as organizações parceiras (comunidade, cuidados de saúde e organizações políticas) em toda a Europa unirem-se duas semanas no ano, a fim de aumentar os esforços de testagem e promover a consciência dos benefícios do diagnóstico precoce da infeção por vírus da imunodeficiência humana (VIH) e hepatites B e C.
Esta iniciativa tem evoluído desde 2013, ao ponto de se ter tornado um evento europeu largamente reconhecido, envolvendo todos os anos centenas de organizações.
Aquilo que começou como sendo um evento anual tornou-se, agora, um evento bianual (European Testing Week) que ocorre na primavera (maio) e no outono (novembro).
O objetivo da campanha passa por incentivar e sensibilizar a população a tomar consciência do seu estado serológico.
Porque é importante prosseguir esforços para #TestarTratarPrevenir o VIH e as hepatites virais e partilhar experiências em tempo de COVID-19, as organizações da sociedade civil que trabalham na área da saúde pública têm feito, em Portugal, um esforço para estruturar os seus serviços de maneira a continuar a responder às necessidades destas populações.
A ESEnfC, através do projeto (Re)pensar o VIH: Sabe sobre ti, tem estado presente nestas comemorações, em ações de sensibilização, rastreios e intervenções formativas.