> Homenagear todos os enfermeiros do mundo e recordar a relevância destes profissionais ao nível da prestação de cuidados de saúde às populações é o objetivo do Dia Internacional do Enfermeiro, efeméride criada pelo ICN - Conselho Internacional de Enfermeiros, numa data igualmente escolhida por assinalar o aniversário do nascimento de Florence Nightingale, que é considerada fundadora da enfermagem moderna.
“Enfermeiros: uma voz para liderar – Enfermagem para a saúde no mundo”, o tema das comemorações em 2020, demonstra como os enfermeiros são fundamentais para enfrentar um vasto conjunto de desafios à saúde, incentivando os profissionais e o público a celebrarem este dia.
Este ano, o Dia Internacional do Enfermeiro é vivido e sentido de modo diferente, porque muitos destes profissionais estão na linha da frente no combate à Covid-19 e, também, porque a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o ano 2020 como “Ano Internacional do Enfermeiro”.
> Presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Professora Aida Cruz Mendes, escreve, no Diário de Coimbra, sobre o Dia Internacional do Enfermeiro (artigo de opinião).
> Maria Augusta Sousa, ex-bastonária da Ordem dos Enfermeiros e membro do Conselho Geral da ESEnfC, falou ao Diário de Notícias sobre a evolução da profissão, a propósito dos 200 anos do nascimento de Florence Nightingale "...O que nós andámos para aqui chegar!"
> Na segunda-feira, 11 de maio, véspera do Dia Internacional do Enfermeiro, ICN, OMS e Nursing Now incentivaram os cidadãos a participarem num momento de reflexão e de homenagem à memória dos enfermeiros e profissionais de saúde que morreram tragicamente durante a pandemia do COVID-19.
Intitularam a iniciativa de #RememberHealthHeroes (Recordar os Heróis da Saúde), sugerindo a partilha de blocos de media social (imagens alusivas ao tema), juntamente com a hashtag da iniciativa.
Como alternativa, quem preferiu pôde partilhar uma foto individual com uma vela acesa, ou gravar um vídeo curto acendendo uma vela ou usando a luz do telemóvel.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro (DIE), a Ordem dos Enfermeiros (OE) assume, como habitual, a temática geral definida pelo International Council of Nurses (ICN): «Enfermeiros: Uma Voz para Liderar – Enfermagem para a Saúde no Mundo» do original «Nurses: A voice to lead – Nursing the World to Health».
No sentido de destacar esta comemoração, um marco significativo para os enfermeiros, o ICN produziu uma publicação sobre a temática e a Ordem dos Enfermeiros associa-se a esta causa na tradução e divulgação no sítio da Internet: https://www.ordemenfermeiros.pt/arquivo/die/KIT_DIE_ICN_2020_vf.pdf
A recente publicação com o tema do Dia Internacional do Enfermeiro – «Enfermeiros: Uma Voz para Liderar – Enfermagem para a Saúde no Mundo» assinala não só a celebração do bicentenário do nascimento de Florence Nightingale, considerada a fundadora da Enfermagem moderna, mas também surge no contexto da declaração do Ano Internacional do Enfermeiro em 2020, por parte dos Estados-membros da OMS.