Uma das competências mais críticas em cuidados a crianças e famílias é a comunicação.
A prática clínica de alta performance envolve a interação com as crianças, mas também com os seus familiares e/ou cuidadores de referência.
Podemos desenhar referenciais de competências em comunicação que forneçam uma estrutura e especifiquem as várias dimensões de uma comunicação eficaz, assertiva e imbuída de conteúdo relacional positivo.
Este encontro internacional surge na sequência do SIMUCARE-Immersion 360° - projeto europeu que utiliza o vídeo a 360º como ferramenta de aprendizagem para estudantes e profissionais desenvolverem competências de comunicação em cuidados de saúde pediátricos.
Esta ferramenta (dispositivo digital) tem como objetivo a aprendizagem de competências comunicacionais específicas em contexto pediátrico desenvolvida em colaboração com pacientes parceiros. Assim, o referencial de comunicação proposto foi desenvolvido em colaboração com os profissionais de cada área e os pacientes parceiros. O material pedagógico foi depois concebido com base neste referencial.
Objetivos
- Discutir referenciais teóricos e práticos que orientam a comunicação entre profissionais de saúde, crianças e famílias.
- Abordar a comunicação em contextos de hospitalização, incluindo troca de experiências interdisciplinares entre pediatras, psicólogos e enfermeiros sobre as melhores práticas de comunicação nos cuidados.
- Apresentar um dispositivo pedagógico inovador de simulação com vídeo 360º como ferramenta para desenvolver competências de comunicação em pediatria.
Contamos com a sua participação!
Informação:
- Presencial - polo A
- simucare@esenfc.pt
- Link do evento
- A ESEnfC informa que irá captar imagens de fotografia e vídeo, para efeitos de divulgação da atividade académica.
- Politica de privacidade e tratamento de dados pessoais