Colega,
Seja bem-vindo ao II Seminário Internacional da Rede de Enfermagem de Saúde da Mulher dos Países de Língua Portuguesa (RESM-LP), intitulado: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiras/os obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
Os desafios complexos e emergentes da saúde do século XXI exigem de nós uma abordagem mais proactiva e inovadora no desenvolvimento da saúde das mulheres (OMS, 2016). Investir na saúde e bem-estar das mulheres é antes de tudo ajudar a aceder a um direito, mas também ajudar ao desenvolvimento de sociedades estáveis, pacíficas e produtivas, pois contribui para acabar com as mortes evitáveis, para reduzir a pobreza, para estimular a produtividade e o crescimento económico e assim criar um mundo onde todas possam prosperar e alcançar o seu pleno potencial. (Ban Ki-moon, 2015).
Este evento tem como objetivos: analisar políticas públicas para a saúde das mulheres e para a formação das/os enfermeiras/os obstetras / parteiras e a sua projeção nas práticas de cuidados; sintetizar ações de cuidados para superar riscos em saúde das mulheres no ciclo gravídico puerperal, em países de língua portuguesa; avaliar as principais causas de morbimortalidade de mulheres e mecanismos de superação; apontar convergências e divergências nas práticas do cuidado da saúde das mulheres em países de língua portuguesa; construir caminhos de fortalecimento cultural, social e político para diminuição das diferenças na oferta de cuidados em países de língua portuguesa.
Consideramos ser uma excelente oportunidade para reunir – de modo presencial ou virtual – enfermeiras/os, parteiras, políticos, professores, investigadores, ativistas e todas as pessoas de diferentes partes do mundo, que se sentem interessadas e comprometidas com a saúde das mulheres.
Convidamo-lo a partilhar experiências, projetos, resultados de investigação ou teorias que possam influenciar políticas públicas e práticas profissionais, capazes de promover mais saúde e bem estar para todas as mulheres que vivem em países de língua oficial portuguesa.
O evento proporcionará alguns momentos culturais, nomeadamente gastronómicos e musicais.
Este seminário é organizado pela RESM-LP, que é uma rede de cooperação de enfermeiras/os e parteiras que visa promover a melhoria da saúde de cada mulher e cada menina de países de língua oficial portuguesa.
Os membros da RESM-LP pertencem a diferentes áreas de intervenção – política, clínica e académica – e trabalham no contexto transcontinental, com a coordenação executiva na ESEnfC (Coimbra/Portugal). A RESM-LP possui diversificação de talentos, oportunidades, conhecimentos e tecnologias de enfermagem na saúde da mulher; vontade das enfermeiras/os - parteiras de, com as mulheres e homens, produzirem pesquisas e tecnologias de enfermagem na saúde da mulher; recursos societais e estatais que podem ser otimizados.
Teremos um enorme gosto em poder contar consigo no II Seminário Internacional da RESM-LP nos dias 23, 24 e 25 de outubro, que será uma oportunidade ímpar para compartilhar experiências e saberes, fortalecer laços profissionais, criar novas amizades, ampliar e fortalecer a RESM-LP .
Esperamos por si!
Inscrições e informações:
- Seminário híbrido (presencial e online)
- seminarioresmlp@esenfc.pt
- Link do evento
- A ESEnfC informa que irá captar imagens de fotografia e vídeo, para efeitos de divulgação da atividade académica.
- Politica de privacidade e tratamento de dados pessoais