No nosso quotidiano e em todas os aspetos da vida humana a utilização de tecnologia digital está a introduzir novas formas de relação, novas formas de utilização do corpo, novas formas de procura e acesso a dados. Esta nova realidade coloca desafios aos cientistas sociais e da saúde que procuram compreender a evolução destas alterações e do seu impacto na organização e saúde humana e contribuir para a definição de políticas de saúde mais consentâneas com esta nova realidade.
No que diz respeito ao mundo do trabalho, temos assistido a uma progressiva e sistemática mudança. De um local de trabalho ao trabalho mediado por plataformas digitais e de trabalho a distância, dos meios de produção manuais aos sistemas de trabalho baseados na inteligência artificial e na robótica, da singularidade de uma gestão baseada na relação humana a uma gestão fundada na gestão e tratamento de dados, é inegável que novos ambientes de trabalho e novas formas de trabalhar estão a emergir e a desenvolver-se.
Os enfermeiros e outros profissionais de saúde que se interessam pela saúde do trabalho precisam de compreender esta nova realidade, conhecer os riscos para a saúde que daqui podem emergir e procurar evidência científica que os oriente nas práticas de prevenção e promoção de saúde neste novos contextos e formas de trabalhar.
A temática deste congresso encontra-se focada nestes novos desafios e está alinhada com o programa de investigação da Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho (EU-OSHA) que se encontra a desenvolver um “estudo prospetivo sobre a digitalização e a SST” e a campanha «Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis» da EU-OSHA, trabalhar com segurança e saúde na era digital, que se realizará entre 2023 e 2025.
O alinhamento com a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) para "Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável", como resposta aos objetivos traçados para resolver as necessidades das pessoas, a diversidade dos emergentes contextos e ambientes laborais, a necessidade de inclusão laboral e o contínuo desafio trazido pela evolução digital num mundo que se quer mais sustentável, são algumas das problemáticas com as quais se confrontam os Enfermeiros do Trabalho.
O International Congress of Occupational Health Nursing (ICOHN 2023) visa proporcionar um espaço de reflexão sobre a saúde dos trabalhadores. A 5º edição do ICOHN visa potencializar a partilha das mais recentes evidências da Pesquisa Científica e de Boas Práticas em Enfermagem do Trabalho, produzidas a nível nacional e internacional.
Objetivos
- Refletir sobre a saúde dos trabalhadores e contextos de trabalho na Era Digital;
- Partilhar percursos desenvolvidos a nível internacional e nacional da prática clínica e de investigação científica, no âmbito do exercício da Enfermagem do Trabalho;
- Contribuir para o desenvolvimento de estratégias promotoras de ambientes seguros e saudáveis de trabalho na Era Digital.
Esperamos por si!
Inscrições e informações:
- http://www.esenfc.pt/event/icohn2023
- Data: 22 a 24 de março 2023
- icohn23@esenfc.pt
INFORMAÇÃO:
A ESEnfC informa que irá captar imagens de fotografia e vídeo, para efeitos de divulgação da atividade académica.
Politica de privacidade e tratamento de dados pessoais