A digitalização de processos é um dos desafios atuais ao nível global com que se depara a sociedade. A saúde não é exceção, requerendo novas abordagens para enfrentar as exigências e procura crescente no acesso a cuidados à distância centrados na pessoa, não raras vezes por razões económicas, dificuldades no acesso aos serviços de saúde ou necessidades de proteção, quando estejam em causa riscos de contágios motivados por epidemias que requerem confinamentos obrigatórios. Assim, aumenta a necessidade de oferta/prestação de cuidados de saúde à distância, com foco na prevenção e deteção precoce e/ou cumprimento do plano terapêutico. O grande desafio será a prestação de mais e melhores cuidados de qualidade com os mesmos recursos, à medida que as pessoas envelhecem e apresentam maior probabilidade de desenvolverem doenças crónicas.
Neste sentido, também as instituições de ensino superior precisam de adequar e integrar o uso ativo das novas tecnologias nos currículos, para que os estudantes, como futuros profissionais de saúde, possam ser embaixadores da prestação de cuidados de qualidade no acompanhamento de forma digital da pessoa com doença crónica, assistindo-a no seu processo de autocuidado.
Com o reconhecimento destas realidades e a necessidade crescente de intervenção, foi concebido o DigiNurse: Learning ICT Supported Nursing for Self-Management of Patients, um projeto financiado pelo programa Erasmus+ Parcerias Estratégicas, constituído por um consórcio europeu das instituições Tampere University of Applied Sciences (Finlândia), Thomas More University of Applied Sciences (Bélgica), Karelia University of Applied Sciences (Finlândia), University of Ljubljana (Eslovénia) e Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Portugal).
Este projeto visa desenvolver o modelo DigiNurse, um modelo genérico que integrará elementos organizacionais, educacionais e profissionais para o desenvolvimento de competências digitais dos estudantes de enfermagem. As competências digitais incluem o coaching digital dos doentes, proporcionando literacia e promoção em saúde personalizados, monitorização dos dados clínicos atendendo a protocolos de decisão, estabelecimento de objetivos, apoio à adesão ao tratamento, avaliação do progresso e integração do planeamento de cuidados, baseados na tomada de decisão partilhada. Este modelo, orientará para a seleção, a observação e avaliação dos métodos de ensino e aprendizagem, de modo a apoiar e aprimorar a aprendizagem digital dos estudantes.
Informações e inscrições:
diginurse@esenfc.pt
http://www.esenfc.pt/event/diginurse
Aviso:
A ESEnfC informa que irá captar imagens de fotografia e vídeo, para efeitos de divulgação da atividade académica.
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