Curso de Formação Avançada em Dispositivos de Acesso Venoso (PICC)

Código: CCD23_12_02
Identificação do curso: Curso de Formação Avançada em Dispositivos de Acesso Venoso (PICC)
Carga horária: 14h
N. formandos: 12
Coordenação: Anabela Salgueiro Oliveira, PhD



O recurso a acessos venosos durante a prática clínica dos enfermeiros e outros profissionais de saúde é uma necessidade diária nos contextos de saúde, para administração de terapêutica intravenosa, recolha de sangue ou realização de exames complementares de diagnóstico, à pessoa que poderá necessitar de cuidados de saúde.

Os cateteres venosos disponíveis no mercado, para a prestação de cuidados a pessoas, apresentam diversidade em termos de cumprimento, calibre, técnica de inserção e cuidados de manutenção. Apesar de os cateteres venosos periféricos (CVP), serem um dos dispositivos médicos mais frequentemente utilizados nos serviços de saúde, nem sempre dão resposta às necessidades da pessoa, conduzindo à necessidade de inserção de cateteres venosos centrais (CVC), com os riscos de complicações que têm associados.

A formação contínua dos enfermeiros na área dos acessos venosos é essencial, no sentido de alinhar práticas clínicas de acordo com a melhor evidência científica, para treino e desenvolvimento de competências, nomeadamente quando ficam disponíveis novas tecnologias, que poderão auxiliar na prestação de cuidados.

A existência de tipologia de cateteres mais recentemente colocados no mercado, como os cateteres centrais de inserção periférica (PICCs) ou os Midlines, poderão ser alternativas muito mais vantajosas para a pessoa e com menores riscos de complicações que os CVP, necessitando, contudo, de formação dos profissionais que poderão efetuar a sua inserção e manutenção.

Relativamente aos PICCs, apesar de ser um cateter central, os enfermeiros poderão realizar a sua inserção e inerentemente realizar os cuidados de manutenção, pois segundo o Parecer do Conselho de Enfermagem n.º 29 de 2020 “a introdução do PICC pode ser realizada por enfermeiros que possuam formação acreditada que lhes permita realizar este procedimento dentro de um processo normalizado a nível institucional” (Ordem do Enfermeiros, 2020,p.5).

Neste contexto, a ESEnfC em parceria com a BD e a Associação Portuguesa de acessos Vasculares (APoAVa), propõe a realização de cursos de formação na área dos acesos venosos, entre eles sobre PICCs, que poderão ser dirigidos a enfermeiros e outros profissionais de saúde, no sentido de poder contribuir para o desenvolvimento de competências e a certificação das mesmas, de forma a contribuir para melhorar a qualidade e segurança dos cuidados neste âmbito.

Os profissionais de saúde, que cuidam da pessoa com acesso venoso, necessitam de efetuar uma avaliação cuidada da mesma, no sentido de selecionar o cateter mais adequado, considerando as suas características individuais, preferências pessoais e a capacidade de autocuidado, efetuar a sua inserção com auxílio da ecografia, a sua manutenção e ensino à pessoa com o mesmo. Pretende-se acima de tudo, prestar cuidados centrados na pessoa e seguros, preservando o seu património venoso.