O presente Plano de Formação, elaborado para os docentes da ESEnfC (Professores e Assistentes convidados), destina-se a ser concretizado durante os anos de 2015 - 2018.
Conforme as atribuições da Comissão de Formação Científico-Pedagógica dos Docentes (Programa de Ação da ESEnfC para o período 2014-2018 e Despacho nº 27 – Presidente, de 25 de maio de 2014), com a finalidade de elaborar um plano de formação plurianual, realizámos o levantamento de necessidades de desenvolvimento/formação dos docentes. Obtivemos 35 questionários preenchidos (35,35% dos docentes). Como o número de respostas que o grupo considerou baixo alargámos a possibilidade dos docentes se manifestarem até ao dia 30 de maio de 2015, ao qual apenas 3 docentes responderam.
Da análise dos dados do questionário realizado acerca das necessidades de formação/áreas de interesse dos docentes resultou a listagem de formações nas dimensões desenvolvimento curricular, pedagógica, organizacional, prática baseada em evidências e comunicação em ciência e outras temáticas de interesse: técnico-científica, pedagógica e organizacionais manifestadas pelos docentes.
Apresentamos as formações, a realizar nos anos de 2015 a 2018, nas quatro dimensões identificadas. Após pesquisa dos formadores internos e externos estamos na fase de definição dos períodos destinados à concretização dos cursos. De referir que já foi realizada uma formação em feridas no presente ano civil.
Este plano orienta-se pelos objetivos seguintes:
- Expressar as necessidades de formação dos professores da ESEnfC;
- Dar resposta às necessidades de atualização científica e pedagógica dos professores;
- Promover a autoformação numa lógica de aprendizagem ao longo da vida;
- Promover de ações inovadoras da investigação e do conhecimento com vista à melhoria da qualidade do ensino e dos resultados das aprendizagens dos estudantes.
MODALIDADES DE FORMAÇÃO
Estão previstas diversas modalidades de ações de formação, nomeadamente:
- Cursos/ Módulo: 15 a 25 participantes
AVALIAÇÃO DO PLANO DE FORMAÇÃO
Este plano está em constante atualização em função das ofertas disponíveis/interesses dos docentes.
O seu acompanhamento e avaliação serão realizados pela Comissão.
ORGANIZAÇÃO DO CURSO
Inscrição
A inscrição nos cursos e/ou módulos é obrigatória e deverá ser realizada, na pasta académica/área reservada, ensinos /formação na opção cursos de curta duração, até 30 dias do início da formação.
A lista dos professores inscritos será divulgada até 15 dias do início da formação. A inscrição carece de confirmação até 10 dias da data de início do curso/módulo.
Os programas serão disponibilizados oportunamente na intranet- área reservada.
LOCAL
A definir de acordo com o preletor
DIA E HORAS DE FORMAÇÃO
A definir de acordo com a disponibilidade dos preletores.
Nº DE FORMANDOS
Os cursos funcionarão com mínimo de 15 formandos e máximo de 25, dependendo dos cursos.
Os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação em contexto de ensino clínico (EC) encontram-se numa fase de verdadeira mudança das conceções, das atitudes, dos processos e das estratégias. É nossa convicção que as equipas de formação acompanhem essa transformação. Por isso, os docentes terão de estar munidos de um conjunto de ferramentas que tornem a organização dos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação mais consistentes e eficazes, bem como a sua monitorização e avaliação contínua e progressiva. Este curso pretende dar alguns contributos para que os processos supervisivos em contexto de ensino clínico acompanhem as mudanças no atual contexto do espaço europeu de ensino superior (EEES) e sejam bem-sucedidos.
- Analisar experiências de ensino, de aprendizagem e de supervisão em contexto de EC;
- (Re)construir conceções, modelos e processos de supervisão em contexto de EC;
- Identificar estratégias de supervisão em contexto de EC;
- Delinear um processo de ensino, de aprendizagem e de avaliação em contexto de EC.
I - Introdução ao curso - 3h
II - Desafio na docência: o processo de ensino e de aprendizagem - 3h
III - Supervisão: conceções e modelos - 3h
IV - Fases de supervisão: encontro pré-observação, observação, recolha e análise de dados, encontro pós-observação - 3h
V - Estratégias de supervisão: ação, reflexão, observação, comunicação, avaliação - 3h
VI - Relação supervisiva: tríade estudante, docente, enfermeiro - 3h
VII - Operacionalização metodológica da orientação do processo supervisivo em cada área clinica (guias orientadores, instrumentos de avaliação, documentos integrativos) - 3h
VIII - Encerramento do curso - 3h
Número de horas totais do Curso: 24h
Número de horas Teóricas: 21h
Número de horas Teórico-Práticas: 3h
Planificação (9-13 e das 14-18 horas):
03 de fevereiro: Modulos I, II e III
07 de fevereiro: Modulos IV, V e VI
09 de fevereiro : Modulos VII e VIII
Data de início: 03 de fevereiro de 2017
Data de fim: 09 de fevereiro de 2017
03 de fevereiro - Horário: das 9h às 13h e das 14h às 18h
07 de fevereiro - Horário: das 9h às 13h e das 14h às 18h
09 de fevereiro - Horário: das 9h às 13h e das 14h às 18h
Assistentes Convidados da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Polo A - Avenida Bissaya Barreto (Celas)
Sala - 1.4
Nunca ter participado em cursos anteriores de Supervisão e Avaliação em Ensino Clínico.
Data de início: 03 de fevereiro de 2017
Data de fim: 09 de fevereiro de 2017
03 de fevereiro - Horário: das 9h às 13h e das 14h às 18h
07 de fevereiro - Horário: das 9h às 13h e das 14h às 18h
09 de fevereiro - Horário: das 9h às 13h e das 14h às 18h
Planificação:
03 de fevereiro: Modulos I, II e III
07 de fevereiro: Modulos IV, V e VI
09 de fevereiro: Modulos VII e VIII
Metodologias de formação:
Integração dos métodos expositivo, interrogativo e demonstrativo; dinâmicas grupais.
Metodologias de Avaliação:
- Diagnóstica, a partir da análise de experiências supervisivas dos formandos;
- Formativa, pela análise e feedback do trabalho construído ao longo do curso.
Sala de aulas com lotação para 25 lugares, dotada de equipamento informático com videoprojector.
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Maria do Céu Mestre Carrageta, Docente da ESEnfC
Rui Filipe Lopes Gonçalves, Docente da ESEnfC