O presente Plano de Formação, elaborado para os docentes da ESEnfC (Professores e Assistentes convidados), destina-se a ser concretizado durante os anos de 2015 - 2018.
Conforme as atribuições da Comissão de Formação Científico-Pedagógica dos Docentes (Programa de Ação da ESEnfC para o período 2014-2018 e Despacho nº 27 – Presidente, de 25 de maio de 2014), com a finalidade de elaborar um plano de formação plurianual, realizámos o levantamento de necessidades de desenvolvimento/formação dos docentes. Obtivemos 35 questionários preenchidos (35,35% dos docentes). Como o número de respostas que o grupo considerou baixo alargámos a possibilidade dos docentes se manifestarem até ao dia 30 de maio de 2015, ao qual apenas 3 docentes responderam.
Da análise dos dados do questionário realizado acerca das necessidades de formação/áreas de interesse dos docentes resultou a listagem de formações nas dimensões desenvolvimento curricular, pedagógica, organizacional, prática baseada em evidências e comunicação em ciência e outras temáticas de interesse: técnico-científica, pedagógica e organizacionais manifestadas pelos docentes.
Apresentamos as formações, a realizar nos anos de 2015 a 2018, nas quatro dimensões identificadas. Após pesquisa dos formadores internos e externos estamos na fase de definição dos períodos destinados à concretização dos cursos. De referir que já foi realizada uma formação em feridas no presente ano civil.
Este plano orienta-se pelos objetivos seguintes:
- Expressar as necessidades de formação dos professores da ESEnfC;
- Dar resposta às necessidades de atualização científica e pedagógica dos professores;
- Promover a autoformação numa lógica de aprendizagem ao longo da vida;
- Promover de ações inovadoras da investigação e do conhecimento com vista à melhoria da qualidade do ensino e dos resultados das aprendizagens dos estudantes.
MODALIDADES DE FORMAÇÃO
Estão previstas diversas modalidades de ações de formação, nomeadamente:
- Cursos/ Módulo: 15 a 25 participantes
AVALIAÇÃO DO PLANO DE FORMAÇÃO
Este plano está em constante atualização em função das ofertas disponíveis/interesses dos docentes.
O seu acompanhamento e avaliação serão realizados pela Comissão.
ORGANIZAÇÃO DO CURSO
Inscrição
A inscrição nos cursos e/ou módulos é obrigatória e deverá ser realizada, na pasta académica/área reservada, ensinos /formação na opção cursos de curta duração, até 30 dias do início da formação.
A lista dos professores inscritos será divulgada até 15 dias do início da formação. A inscrição carece de confirmação até 10 dias da data de início do curso/módulo.
Os programas serão disponibilizados oportunamente na intranet- área reservada.
LOCAL
A definir de acordo com o preletor
DIA E HORAS DE FORMAÇÃO
A definir de acordo com a disponibilidade dos preletores.
Nº DE FORMANDOS
Os cursos funcionarão com mínimo de 15 formandos e máximo de 25, dependendo dos cursos.
Os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação em contexto de ensino clínico (EC) encontram-se numa fase de verdadeira mudança das conceções, das atitudes, dos processos e das estratégias. É nossa convicção que as equipas de formação acompanhem essa transformação. Por isso, os docentes terão de estar munidos de um conjunto de ferramentas que tornem a organização dos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação mais consistentes e eficazes, bem como a sua monitorização e avaliação contínua e progressiva. Este curso pretende dar alguns contributos para que os processos supervisivos em contexto de ensino clínico acompanhem as mudanças no atual contexto do espaço europeu de ensino superior (EEES) e sejam bem-sucedidos.
I - Introdução ao curso - 3h
II - Desafio na docência: o processo de ensino e de aprendizagem - 3h
III - Supervisão: conceções e modelos - 3h
IV - Fases de supervisão: encontro pré-observação, observação, recolha e análise de dados, encontro pós-observação - 3h
V - Estratégias de supervisão: ação, reflexão, observação, comunicação, avaliação - 3h
VI - Relação supervisiva: tríade estudante, docente, enfermeiro - 3h
VII - Operacionalização metodológica da orientação do processo supervisivo em cada área clinica (guias orientadores, instrumentos de avaliação, documentos integrativos) - 3h
VIII - Encerramento do curso - 3h
- Analisar experiências de ensino, de aprendizagem e de supervisão em contexto de EC;
- (Re)construir conceções, modelos e processos de supervisão em contexto de EC;
- Identificar estratégias de supervisão em contexto de EC;
- Delinear um processo de ensino, de aprendizagem e de avaliação em contexto de EC.
Número de horas totais do Curso: 24h
Número de horas Teóricas: 21h
Número de horas Teórico-Práticas: 3h
Planificação (9-13 e das 14-18 horas):
23 de maio: Modulos I, II e III
24 de maio: Modulos IV, V e VI
30 de maio: Modulos VII e VIII
Data de início: 23 de maio de 2016
Data de fim: 30 de maio de 2016
23 de maio - Horário: das 9h às 13h e das 14h às 18h
24 de maio - Horário: das 9h às 13h e das 14h às 18h
30 de maio - Horário: das 9h às 13h e das 14h às 18h
Data de início: 23 de maio de 2016
Data de fim: 30 de maio de 2016
23 de maio - Horário: das 9h às 13h e das 14h às 18h
24 de maio - Horário: das 9h às 13h e das 14h às 18h
30 de maio - Horário: das 9h às 13h e das 14h às 18h
Planificação:
23 de maio: Modulos I, II e III
24 de maio: Modulos IV, V e VI
30 de maio: Modulos VII e VIII
Assistentes Convidados da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Nunca ter participado em cursos anteriores de Supervisão e Avaliação em Ensino Clínico.
Polo A - Avenida Bissaya Barreto (Celas)
Sala - 1.7
Metodologias de formação:
Integração dos métodos expositivo, interrogativo e demonstrativo; dinâmicas grupais.
Metodologias de Avaliação:
- Diagnóstica, a partir da análise de experiências supervisivas dos formandos;
- Formativa, pela análise e feedback do trabalho construído ao longo do curso.
Sala de aulas com lotação para 25 lugares, dotada de equipamento informático com videoprojector.
Maria do Céu Mestre Carrageta, Docente da ESEnfC
Rui Filipe Lopes Gonçalves, Docente da ESEnfC
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