PROVEDOR DO ESTUDANTE
Professor Doutor Manuel Carlos Rodrigues Fernandes Chaves
COMPETÊNCIAS
De acordo com o artigo 64º, ponto 2, subsecção VII, dos Estatutos da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, publicados pelo Despacho Normativo 20/2006 do Diário da Republica nº 55 I Série-B de 17 de março de 2006, são competências do Provedor do estudante:
a) Apreciar as queixas e reclamações dos estudantes e, caso considere que a razão lhes assiste, proferir as recomendações pertinentes aos órgãos competentes para as atender;
b) Fazer as recomendações genéricas tendo em vista acautelar os interesses dos estudantes, nomeadamente no domínio da atividade pedagógica e da ação social escolar;
c) Promover a realização de atividades verificando a eficiência dos serviços destinados aos estudantes.
Ao Provedor compete assegurar a defesa dos interesses dos estudantes, devendo ser-lhe comunicados os problemas no domínio da atividade pedagógica e da ação social escolar que não sejam solucionados nos órgãos próprios. O recurso ao Provedor assegura que todos os casos serão analisados de forma atenta, independente e que receberão uma resposta. Serão feitos todos os esforços para que os direitos dos estudantes sejam respeitados e para que a sua relação com os diferentes órgãos da ESEnfC se desenvolva com justiça e legalidade.
APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÕES AO PROVEDOR DA ESENFC
A apresentação deve incluir a identificação completa do estudante (nome, número de estudante, e-mail e/ou morada e/ou telefone), bem como a descrição dos factos de forma objetiva e fornecendo as informações necessárias para o apuramento dos factos, podendo incluir testemunhas.
Pode utilizar os seguinte meios:
- E-mail - provedor@esenfc.pt
- Telefone - 91 911 82 82
- Pedir contacto telefónico na Portaria do Polo A, B ou C.
- Carta ou e-mail, remetidos para a ESEnfC, ou entregues na portaria do Polo A e B, endereçadas diretamente ao Provedor do Estudante.
O atendimento será efetuado pelo Provedor do Estudante, no Gabinete 8 (Polo B), ou noutro local a combinar pelas partes, mediante marcação prévia.
O Provedor do Estudante da ESEnfC
Prof. Doutor Manuel Carlos Rodrigues Fernandes Chaves
REGULAMENTO DO PROVEDOR DO ESTUDANTE DA ESENFC (Link)
O Regulamento do Provedor do Estudante da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra está publicado no Diário da República, 2.ª série — N.º 242 — 14 de dezembro de 2012, Parte E, pág 39855 a 39857.
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Atendimentos em Intervenções do Provedor do Estudante da ESEnfC, segundo os dados dos relatórios de 2016 a 2020
Relatório de Atividades, referente ao ano de 2021, em conformidade com o art.° 30º, n.°1, do Regulamento do Provedor do Estudante da ESEnfC. (Clique aqui)
A ESEnfC é parceira do Fundo Solidário Next
O Fundo Solidário - Next, projeto do Instituto Universitário Justiça e Paz, no âmbito da Pastoral do Ensino Superior - visa apoiar estudantes do Ensino Superior com dificuldades económicas na prossecução dos seus estudos, em parceria com diversas entidades da cidade de Coimbra. Alertando e mobilizando a comunidade académica e a população em geral para esta problemática, defende a igualdade de oportunidade na frequência do Ensino Superior, pretendendo promover o sucesso académico e combater o abandono escolar.
Como dar o Contributo para o Projeto: Tipo de Apoio a dar ao Projeto
Como pedir Apoio: Fazer um Pedido de Apoio ao Fundo Solidário Next
Contactos:
Telef. +351917237080
e-mail fs.justicaepaz@gmail.com
Informação Importante
Se é estudante do ensino superior (1º ciclo), bolseiro ou candidato a bolsa, ou com dificuldades económicas comprovadas, e pretende ter acesso a explicações gratuitas, inscreva-se (fazer inscrição e fazer pedido) no nosso projeto social Fundo Solidário NEXT em www.justicaepaz.com/projeto-social.
Mais informações contacte a Assistente Social da ESEnfC, a Drª Eva Lima: ecmlima@esenfc.pt ou o Provedor do Estudante da ESEnfC: provedor@esenfc.pt
Informação Importante
O serviço de Ação Social da ESEnfC procura colmatar situações pontuais decorrentes de contingências ou dificuldades económico-sociais com impacto negativo no normal aproveitamento escolar do estudante, no âmbito do apoio social ao alojamento e alimentação que não possam ser convenientemente resolvidas no âmbito dos apoios previstos pelo sistema de Acção Social para o Ensino Superior.
Técnica de Serviço Social: Dr.ª Eva Lima
Contactos:
Contacto preferencial - Endereço electrónico asocial@esenfc.pt
Contacto geral - 00351 239 487 200 ou 00351 239 802 850 | extensão 1080 (Polo B) e extensão 2035 (Polo A)