Rede Campus Sustentável

 

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) integra a Rede de Campus Sustentável, sendo uma das 27 Instituições de Ensino Superior que assinaram a Carta de Intenções para o Campus Sustentável, no dia 31 de outubro 2019, durante a 1ª Conferência Campus Sustentável, que decorreu na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A carta indica medidas e práticas conjuntas a adotar pelas Instituições do Ensino Superior (IES) envolvidas, abrangendo áreas de atuação como a educação, a investigação e a inovação.
A Rede Campus Sustentável Portugal (RCS-PT), criada em 27 de novembro de 2018, tem como objetivo, incentivar a cooperação entre as IES portuguesas, com o propósito de adotarem práticas sustentáveis nas vertentes ambiental, social e económica.
Fazem parte da Rede, 10 Grupos de Trabalho (GT): Cidades e Comunidades Sustentáveis; Economia Circular; Eficiência Energética; Eficiência Hídrica; Ensino e Curricula para a Sustentabilidade; Gestão de Resíduos; Governança e Estratégia para a Sustentabilidade; Igualdade de Género; Mobilidade Sustentável; Sustentabilidade da Produção e do Consumo Alimentar.
A docente Marina Montezuma Vaquinhas, da UCP Enfermagem de Saúde Pública, Familiar e Comunitária, integra, desde maio 2021, o GT Sustentabilidade da Produção e do Consumo Alimentar.
As atividades delineadas pelos diferentes GT procuram atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados na Agenda 2030.
A ESEnfC acredita que em rede, podem ser promovidas diversas ações que visam a adoção de práticas saudáveis, justas e sustentáveis por todos os intervenientes da sua comunidade escolar.

 

Compromisso das Instituições de Ensino Superior com o desenvolvimento sustentável¹

 

A pressão antropogénica exercida sobre o meio ambiente atinge, hoje, limites dificilmente suportáveis pela biosfera, tornando os desafios do desenvolvimento sustentável cada vez mais visíveis, diariamente, em todo o mundo. As Instituições de Ensino Superior, por reunirem uma combinação única de competências que lhes permite desempenhar um papel fulcral nas áreas da educação, da
investigação científica, da responsabilidade social e da defesa do bem comum, devem ser elementos particularmente ativos no movimento global de procura de caminhos que permitam à humanidade aprender a satisfazer as suas necessidades presentes sem pôr em causa a possibilidade de as futuras gerações o virem, igualmente, a fazer.
Neste contexto, as Instituições de Ensino Superior signatárias deste documento estão firmemente empenhadas em desempenhar um papel central na evolução para uma sociedade sustentável, livre, justa, solidária e tolerante, caracterizada pelo respeito pela natureza e pela pessoa humana, integrando de forma transversal em todas as suas atividades a Agenda 2030 para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e comprometendo-se, nomeadamente, a desenvolver o conjunto de ações abaixo discriminadas.

¹Adaptado de “COPERNICUS – The University charter for sustainable development”, Copernicus Alliance, Association of European Universities, 1994 (https://www.iauhesd.net/sites/default/files/documents/ copernicus.pdf); COPERNICUS
CHARTA 2.0/2011, European Commitment to Higher Education for Sustainable Development (https://www.copernicusalliance.org/images/Downloads/COPERNICUSCharta_2.0.pdf ); Higher Education Sustainability Initiative (HESI); e de Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020).

 

Princípios de ação


1. Compromisso institucional
As Instituições de Ensino Superior signatárias demonstrarão, através da sua prática diária, um verdadeiro compromisso com os princípios e a prática do desenvolvimento sustentável, em todas as suas vertentes relevantes – ambiental, social e económica, seguindo uma abordagem holística.


2. Promoção da ética para a sustentabilidade
As Instituições de Ensino Superior signatárias promoverão a literacia na área da sustentabilidade da sua comunidade académica, e do público em geral, procurando contribuir para a adoção consciente de atitudes socialmente responsáveis, melhores práticas ambientais e padrões de consumo sustentáveis.

3. Oferta de formação para a sustentabilidade
As Instituições de Ensino Superior signatárias comprometem-se a incorporar uma perspetiva de sustentabilidade em todo o seu trabalho e a oferecer a todos os seus estudantes e colaboradores, independentemente da sua área de saber, formação e espaços de experimentação e debate que abordem a temática do desenvolvimento sustentável, promovendo, por essa via, práticas para uma cidadania ativa e responsável que vise um desenvolvimento sustentável.

4. Transdisciplinaridade
As Instituições de Ensino Superior signatárias comprometem-se a promover a educação e investigação transdisciplinar colaborativa na área do desenvolvimento sustentável, em todas as suas vertentes – ambiental, social e económica, apresentando-se ao serviço da sociedade e do bem comum.

5. Disseminação do conhecimento
As Instituições de Ensino Superior signatárias divulgarão, de forma tão ampla quanto possível, todas as suas iniciativas e boas práticas ligadas à área da promoção do desenvolvimento sustentável, tanto interna como externamente, de forma a maximizar o impacto dessas iniciativas pela via da sensibilização de diferentes públicos-alvo, incluindo o mundo empresarial, agências governamentais, agências não governamentais e os media.

6. Redes colaborativas
As Instituições de Ensino Superior signatárias promoverão e apoiarão redes interdisciplinares de especialistas na área da sustentabilidade ao nível local, regional, nacional e internacional, com o objetivo de colaborar em projetos de investigação e/ou educativos, promovendo, para tal, a mobilidade de estudantes e colaboradores (docentes e não docentes).

7. Parcerias
As Instituições de Ensino Superior signatárias promoverão o estabelecimento de parcerias com outros setores da sociedade, com o objetivo de planear e implementar estratégias concertadas de intervenções na área do desenvolvimento sustentável.

8. Transferência de tecnologia
As Instituições de Ensino Superior signatárias promoverão a transferência de tecnologia e/ou de métodos de gestão avançados com potenciais impactos na área do desenvolvimento sustentável.

Este conjunto de princípios de ação tem um caráter geral e aberto que, devendo ser enquadrado na missão das Instituições de Ensino Superior signatárias, deixará, a cada uma e ao conjunto dos seus membros, a obrigação e a liberdade de os interpretar e implementar pelas vias que melhor se compatibilizem com as circunstâncias institucionais e locais.

 

Grupo de Trabalho da Sustentabilidade da produção e do Consumo Alimentar da Rede Campus Sustentável

 

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