Pós-Graduação em Pesquisa-Ação Participativa em Saúde


COORDENADORA
Irma da Silva Brito, PhD, Professora Coordenadora e membro do Comité Executivo do ICPHR

CARGA HORÁRIA TOTAL:
30 ECTS, 810h

ENQUADRAMENTO
A Pesquisa-ação Participativa em Saúde (PaPS) é uma abordagem de pesquisa-intervenção em que a participação das pessoas em todo o processo é um imperativo democrático e tem a primazia do contexto comunitário (local). Na PaPS o conhecimento é co-criado dialogicamente, incorporando múltiplas perspetivas e tipos de conhecimento. Resulta de processos complexos de reflexividade com valores explícitos, garantindo autenticidade, transparência e transferibilidade. Os resultados são práticos, relacionais (de processo), credíveis, válidos para o contexto em que são produzidos. Tem impacte além da produção de conhecimento académico: no público-alvo, nos pesquisadores, nos participantes indiretos, na comunidade e organizações comunitárias envolvidas no processo. Por ser pesquisa-ação gera transformação e contribuições positivas para a comunidade. Mas também aumento de conhecimentos e de performance; estabelecimento de ligações com outros membros comunitários, comparticipação de recursos inclusive financeiros, aumento da procura de serviços que são difíceis de fornecer. A qualidade ética e metodológica em cada etapa do processo de PaPS define a qualidade da pesquisa. (ICPHR, 2013)
Há um crescente interesse internacional na aplicação da pesquisa-ação participativa (PaPS) pois esta abordagem de pesquisa pode gerar dados para a resolução de problemas de saúde e para a mudança social, conforme preconizado na carta de Ottawa e nas diretrizes dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O fortalecimento da posição da PaPS ao nível dos Cuidados de Saúde Primários, nas instituições de pesquisa e nas estruturas de formulação de políticas pode impactar na redução das desigualdades em saúde.
Esta Pós-Graduação é desenvolvida no âmbito do projeto estruturante PEER da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E).

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO
Promover a formação avançada em PaPS de profissionais de saúde e investigadores, licenciados na área da saúde ou apoio social, preferencialmente enfermeiros e gestores de projetos de intervenção comunitária.
O curso habilitará os participantes a:
• (re)conceberem projetos que incluem os sujetos-alvo no seu desenvolvimento (mais participativos);
• (re)estabelecerem indicadores de processo, de resultado e de impacte (mais objetivos);
• disseminarem melhor os resultados de boas praticas.
Os gestores de projetos, ao participarem no curso, terão uma oportunidade de apresentarem e desenvolverem os seus projetos de intervenção comunitária, refletindo sobre os mesmos e imprimindo-lhe a vertente de pesquisa-ação e/ou a juntarem-se em equipas internacionais acionando estudos de caso multicêntricos.

METODOLOGIA
A organização da estrutura curricular desta pós-graduação assenta no princípio da aprendizagem significante e por projeto. As metodologias de ensino utilizadas serão diversas de acordo com os objetivos de aprendizagem, competências e conteúdos programáticos. Haverá também oportunidades para os participantes dos diferentes países compartilharem suas experiências numa plataforma web, potenciando a co-aprendizagem e a co-criação de conhecimento. Mais detalhes na ficha de cada Unidade Curricular.

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
A avaliação do curso incluirá a realização e apresentação de trabalhos escritos individuais e de grupo, de acordo com o definido em cada Unidade Curricular pelo seu regente. No final cada participante apresenta um portfólio reflexivo.
A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra é a entidade responsável pela certificação do curso.

ARTICULAÇÃO COM A RESTANTE OFERTA FORMATIVA DA ESEnfC
Esta oferta formativa articula-se com a restante oferta formativa da ESEnfC, uma vez que complementa os conteúdos introdutórios de metodologias de investigação e enfermagem comunitária oferecidos nos cursos de licenciatura. Articula-se em especial com as pós-licenciaturas e mestrados ao promover a formação avançada em PaPS e a capacitação dos profissionais de saúde para a gestão de projetos de intervenção comunitária.
Esta oferta formativa é dirigida a profissionais de saúde de diversas áreas dando resposta à procura e ampliando a oferta.





Unidades Curriculares Área Científica Tipo Total horas Horas T Horas TP Horas S/E Horas OT Horas TA ECTS


T - Teóricas | TP - Teórico-Práticas | S/E - Seminário / Estágio | OT - Orientação Tutorial | TA - Trabalho Autónomo




ID Data Nome do ficheiro


ID Data Título do aviso Aviso


1º Semestre
Irma da Silva Brito



2º Semestre
Irma da Silva Brito