Pós-Graduação em Cuidados Paliativos


O projeto educativo do Curso de Pós-graduação em Cuidados Paliativos visa responder à necessidade de capacitar os profissionais de saúde com formação avançada, teórica e prática, em cuidados paliativos (CP), tal como contempla o Plano Estratégico para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos 2021-2022. Este plano salienta a necessidade de reforçar a formação pré e pós-graduada em CP de todos os profissionais de saúde e reforçar a constituição de equipas consultoras no âmbito destes cuidados.
O curso, aprovado em Plenário do Conselho Científico a 14 de maio de 2021, integra e dá continuidade à oferta de formação pós-graduada da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Segue as orientações da Ordem dos Enfermeiros, para a formação pós-graduada em CP e para o desenvolvimento de competências na área de prestação de cuidados de Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa.
Com este projeto, a Escola pretende continuar a dotar as unidades de cuidados de saúde de um número crescente de profissionais de saúde com uma formação avançada que respondam eficazmente às diferentes, específicas e complexas necessidades da pessoa em situação paliativa e família/cuidadores. Como defende a Agenda 2030 das Nações Unidas todos os governos devem desenvolver e implementar políticas de CP para cobrir as necessidades das pessoas que precisam de apoio nestes cuidados. Além de políticas adequadas e da implementação de serviços de CP, a formação dos profissionais de saúde é um dos aspetos cruciais para a efetivação destes cuidados.
Este curso com 34 ECTS obrigatórios, permite que o estudante progrida na aprendizagem pois, os créditos são totalmente creditáveis no curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa, o qual já obteve parecer favorável da Ordem dos Enfermeiros para efeitos de atribuição do título de enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa.
Pretende-se com esta formação contribuir para a capacitação dos estudantes na conceção dos cuidados, na tomada de decisão clínica, na intervenção e avaliação dos mesmos e simultaneamente que estes sejam agentes facilitadores dos processos de mudança para que o produto final se traduza em cuidados de saúde de alta qualidade aos cidadãos.
Atualmente os cuidados de saúde e os contextos em que ocorrem são cada vez mais complexos e os cidadãos que recorrem aos serviços de saúde tendencialmente mais vulneráveis pela idade, por se encontrarem em fase final de processo de doença crónica evolutiva ou por terem um menor ou insuficiente suporte familiar. A necessidade de uma resposta eficaz, à maior complexidade dos cuidados leva a que os enfermeiros, tenham de desenvolver competências para agirem como peritos respondendo, assim, às necessidades da pessoa/família/cuidadores e a um sistema de saúde e social em evolução.
A estrutura e desenvolvimento curricular do plano de estudos do curso de pós-graduação assentam nos princípios e orientações inscritos nos diplomas que regulam o ensino superior, a carreira de enfermagem e a formação pós-graduada em enfermagem.
Com a frequência no curso pretende-se que, à medida que o estudante progrida na aprendizagem, assimile e integre conhecimentos técnicos, científicos e relacionais que lhe permitam, como referido anteriormente, uma intervenção qualificada com as pessoas e suas famílias/cuidadores a vivenciar processos complexos de doença crónica evolutiva com prognóstico limitado, e/ou que ameaça a vida.
O plano descritivo que se apresenta tem como objetivo sistematizar o conjunto de informações e documentos orientadores do funcionamento do curso de pós graduação. Deste modo encontra-se organizado em 4 capítulos.




Unidades Curriculares Área Científica Tipo Total horas Horas T Horas TP Horas PL Horas EC/TC Horas S/E Horas OT Horas TA ECTS


T - Teóricas | TP - Teórico-Práticas | PL - Prática e Laboratório | EC/TC - Ensino Clínico / Trabalho de Campo | S/E - Seminário / Estágio | OT - Orientação Tutorial | TA - Trabalho Autónomo

Instituições dos cuidados de saúde primários e cuidados hospitalares do Serviço Nacional de Saúde. Instituições particulares de natureza empresarial ou de solidariedade social do Sistema Nacional de Saúde. Trabalho autónomo no âmbito do estatuto de profissional liberal. Em contexto nacional ou internacional, onde as competências e capacidades adquiridas, reúnem condições para serem reconhecidas com títulos profissionais diferenciados pelo órgão regulador, com o título de especialista ou como detentores de competências acrescidas avançadas ou diferenciadas. E em outros contextos, em que se torna necessária e adequada a intervenção de enfermeiros com formação pós-graduada conferente ou não conferente de grau académico, quer a nível e execução, quer a nível de organização, gestão, planeamento e deliberação.


ID Data Nome do ficheiro


ID Data Título do aviso Aviso


1º Semestre
Isabel Maria Pinheiro Borges Moreira



2º Semestre
Isabel Maria Pinheiro Borges Moreira