O curso de Licenciatura em Enfermagem da ESEnfC tem como finalidade a formação de Enfermeiros de Cuidados Gerais, capazes de trabalhar em todos os contextos de cuidados de saúde, especialmente preparados para a região europeia, mas com uma visão global.
A elevada qualidade da formação científica, técnica e relacional permite o desenvolvimento das seguintes competências e capacidades:
CONCEBER E GERIR PROJETOS DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM: Analisar uma situação, exercer um julgamento clínico, idealizar um plano para os cuidados, centrado nas respostas humanas, reais ou potenciais, aos processos de vida e situações de saúde-doença de indivíduos, famílias, grupos e comunidades, de forma a obter resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem.
1. Situar-se no sistema de saúde
2. Colher dados clínicos
3. Analisar dados clínicos
4. Estabelecer os diagnósticos de enfermagem
5. Prescrever as intervenções de enfermagem
6. Planear os cuidados
7. Avaliar o processo e os resultados das intervenções
8. Gerir as suas emoções
IMPLEMENTAR CUIDADOS DE ENFERMAGEM AUTÓNOMOS E/OU INTERDEPENDENTES: Agir com indivíduos, famílias, grupos e comunidades, sãos ou doentes, aos vários níveis de prevenção, considerando as suas respostas reais ou potenciais aos processos de vida e situações de saúde-doença, em situações de emergência e catástrofe, em todos os ambientes, com vista a manter ou restaurar a saúde e a proporcionar o bem-estar.
1. Realizar ações de promoção da saúde, de prevenção da doença, curativas, de suporte adaptativo, de reabilitação e paliativas
2. Realizar ações de enfermagem resultantes da iniciativa ou prescrição de outros profissionais da equipa
3. Assistir a pessoa na realização das atividades de autocuidado no quotidiano
4. Assistir os familiares/cuidadores no papel de prestador de cuidados
ESTABELECER UMA RELAÇÃO PROFISSIONAL: Interagir de acordo com os diferentes papéis, respeitando e fazendo-se respeitar, com vista ao estabelecimento de laços de confiança. Conduzir uma relação positiva, estabelecendo uma comunicação funcional, pedagógica e terapêutica eficaz, num contexto de cuidados, atendendo à diversidade cultural.
1. Estabelecer uma relação de confiança
2. Estabelecer uma comunicação terapêutica
3. Capacitar: Informar, ensinar, instruir e treinar
4. Transmitir dados e informação
5. Construir materiais pedagógicos
6. Trabalhar em equipa
7. Estabelecer parceria com clientes
GERIR RECURSOS OPERACIONAIS: Mobilizar recursos (humanos, materiais, tecnológicos e ambientais; tempo e conhecimentos) e decidir sobre a sua utilização racional com vista a responder às necessidades das pessoas, famílias, comunidades e organizações.
1. Coordenar atividades e cuidados de saúde
2. Delegar e supervisar tarefas
3. Gerir conflitos relacionais
4. Gerir a utilização de materiais, equipamentos e tecnologias
5. Gerir o ambiente físico
COMPROMETER-SE COM O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: Assumir um papel ativo no seu próprio desenvolvimento e aprendizagem, e adotar uma atitude reflexiva e ética para a promoção da qualidade dos cuidados e desenvolvimento da disciplina e da profissão.
1. Investir na autoformação
2. Construir a sua identidade profissional
3. Promover a qualidade dos cuidados
4. Avaliar as práticas profissionais pessoais e coletivas
GERIR CONHECIMENTO: Pesquisar, analisar, construir e mobilizar conhecimentos para o desenvolvimento pessoal, das práticas profissionais, da disciplina e dos sistemas de saúde.
1. Utilizar tecnologias de informação e comunicação (TIC)
2. Gerir dados e informação
3. Refletir na ação e sobre a ação
4. Selecionar evidências relevantes para a prática
5. Produzir documentos profissionais
6. Disseminar informação científica
7. Participar em programas de investigação
Organização
O curso tem a duração de 4 anos (240 ECTS) e organiza-se em unidades curriculares de ensino teórico, teórico-prático e prático que decorrem nas instalações da Escola, e unidades curriculares de ensino clínico que decorrem predominantemente em instituições da Região Centro.
O 1º ano tem como tema central o Ser Humano no seu ambiente, ao longo da vida.
O 2º ano e 3º ano centram-se na Enfermagem em situações de transição geradoras de vulnerabilidade, dependência e sofrimento.
O 4º ano está orientado para a Enfermagem integral e profissionalidade.
Referencial pedagógico
O currículo enquadra-se na missão, visão e valores da ESEnfC e é uma marca diferenciadora desta instituição.
A Escola assume o compromisso de respeitar a dignidade da pessoa e a liberdade de pensamento. Fomenta e valoriza a criatividade e a solidariedade na construção de uma instituição aprendente. Promove a liberdade de criação cultural, científica, técnica e artística, garantido a livre expressão e a pluralidade de ideias e opiniões. Orienta a ação segundo os princípios da solidariedade, democraticidade, transparência e participação.
As metodologias de ensino assentam num paradigma socio-construtivista:
- O estudante (re)constrói os seus saberes (nos domínios pessoal, empírico, ético, estético e emancipatório, e nos domínios concetual, atitudinal e praxiológico); os conhecimentos articulam-se com contextos e situações de aprendizagem; resultam de uma prática reflexiva e devem ser postos em questão; são temporais (não duram para sempre).
- O estudante (re)constrói os seus saberes a partir de conhecimentos anteriores, de forma progressiva, num processo que, apesar de individual, está socialmente enquadrado pela interação com os outros e pela ligação à realidade das situações com as quais contacta. Os dispositivos pedagógicos proporcionam as interações sociais com pessoas e situações favorecedoras da aprendizagem.
- O estudante encontra-se, ele próprio, num processo de transição, enquanto ser humano e enquanto formando.
Quadro normativo
O plano de estudos do Curso de Licenciatura em Enfermagem em vigor na ESEnfC encontra-se publicado no Despacho n.º 2775/2020, de 28 de fevereiro ( https://files.diariodarepublica.pt/2s/2020/02/042000000/0023600238.pdf ) e está de acordo com o quadro normativo em vigor, nomeadamente o Decreto-lei nº 74/2006, de 24 de março, versão consolidada, que aprova o regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior; a Diretiva 2013/55/EU do Parlamento Europeu e do Conselho de 20 de novembro de 2013, relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais; o Regulamento n.º 190/2015, que define o Perfil de Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais.
Unidades Curriculares | Área Científica | Tipo | Total horas | Horas T | Horas TP | Horas PL | Horas EC/TC | Horas S/E | Horas TA | ECTS |
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ID | Data | Nome do ficheiro |
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ID | Data | Título do aviso | Aviso |
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