A formação é online e gratuita
As condições e as práticas de exercício da maternidade e da paternidade constituem uma das dimensões chave de uma efetiva igualdade entre mulheres e homens. O nascimento de filhos/as, sobretudo o nascimento da primeira criança, constitui muitas vezes um ponto decisivo no qual se definem ou reforçam assimetrias de género.
As masculinidades cuidadoras podem ser vistas como identidades masculinas que incluem as dimensões afetivas, relacionais e emocionais associadas ao cuidado e quando os homens assumem no seu quotidiano práticas de cuidar, a promoção da igualdade de género no espaço doméstico é fortalecida.
Da mesma forma, o envolvimento dos pais e dos cuidadores masculinos durante os períodos pré-natal e pós-natal é vital para a saúde e o bem-estar tanto da mãe como da criança e, por isso, ter os homens enquanto aliados nesse processo contribui para garantir maior qualidade no atendimento de suas parceiras e parceiros e ajuda a criar um espaço mais igualitário em termos de género. A necessidade de tornar visível a presença dos homens nos serviços de saúde é uma das estratégias para a efetivação de um trabalho voltado para a transformação social.
Dessa maneira, esse curso objetiva promover a consciencialização de estudantes e profissionais de saúde sobre a importância de desenvolverem estratégias para o envolvimento de homens / pais em suas práticas quotidianas de trabalho, bem como a importância da igualdade de género, da corresponsabilidade na prestação de cuidados e na paternidade e das estratégias e combate a violência contra mulheres e crianças.
Os principais objetivos deste curso são:
• Promover a consciencialização de estudantes e profissionais de saúde sobre a importância de desenvolverem estratégias para o envolvimento de homens / pais em suas práticas quotidianas de trabalho.
• Promover o debate sobre a igualdade de género e o envolvimento dos homens na prestação de cuidados e na paternidade entre estudantes e profissionais de saúde.
• Aumentar a consciencialização sobre a violência de género e a importância de envolver os homens nas estratégias de combate à violência contra mulheres e crianças entre estudantes e profissionais de saúde.
No curso serão abordados os seguintes conteúdos:
1. Paternidade envolvida e cuidadora
1.1. Evolução da conceção de paternidade
1.2. Ganhos em saúde para as crianças, homens e mulheres
2. Socialização de género
2.1. Identidade masculina hegemónica e seu processo de construção
2.2. Cuidar no masculino
3. Diferentes famílias l Famílias diferentes
3.1. Diversidades
3.2. Conciliação da vida pessoal, familiar e profissional
4. Reconhecendo e prevenindo violências
4.1. Homens, género e violência
4.2. Violências quotidianas
5. O papel dos serviços de saúde na promoção da paternidade envolvida e cuidadora
5.1. Práticas de inovação / promoção de mudança
5.2. Ajudar a conceber a mudança
5.3. Os homens / pais nas unidades de saúde
5.4. Participar na mudança
CURSO 4:
Horário – Sábados: 10h-12h
- Início - 10 de abril de 2021
- Términus - 19 de junho de 2021
- Profissionais de saúde
- Estudantes de graduação nas áreas da saúde
Vagas
mínimo de 15 e máximo de 25 formandos
Nota: O curso é financiado pelo que não carece de pagamento por parte d@s formand@s.
Metodologias de formação:
A metodologia ativa / participativa será estruturante em todo o curso, sendo as oficinas uma das técnicas mais usadas nas sessões síncronas. Nestas sessões serão tidos como recursos fundamentais documentos criados pelo Instituto Promundo e pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra[1], nomeadamente o Programa P – Manual para o exercício da paternidade e do cuidado.
[1] Disponível em: https://promundo.org.br/wp-content/uploads/sites/2/2014/08/promundo_manualp_07i_web.pdf
Metodologias de avaliação:
A capacitação dos profissionais e estudantes está vinculada a uma avaliação de impacto na qual são mensuráveis possíveis mudanças de atitudes e conhecimentos relacionadas com as temáticas do curso. Para este efeito, serão implementados inquéritos em dois momentos: no início e no final do curso.
Além de questões relacionadas com os conteúdos, também será avaliada a efetividade das ferramentas virtuais para o sucesso do processo, utilizando para o efeito metodologias qualitativas, de modo a compreender em que contextos os temas e as estratégias utilizadas podem ser rentabilizadas no futuro profissional dos/as formandos/as. Tendo em consideração o atual estado sanitário, optar-se-á por métodos de colheita digitais, que não exijam contato físico entre os/as formandos/as e equipa de docentes / formadores/as, preservando os procedimentos éticos e profissionais da avaliação de impacto.
A certificação será atribuída aos formandos/as que participarem em, pelo menos, 75% das atividades síncronas, e realizarem pelo menos 75% das atividades propostas.
Curso de curta duração - 30 horas
• 20h de contacto e 10h trabalho autónomo do/a formando/a
O curso inclui 20 horas de sessões síncronas (10 sessões / 2h cada) realizadas em plataforma digital (com destaque para o Zoom) e 10 horas destinadas para análise / reflexão e preparação de documentos que serão enviados aos formandos/as.
Nas sessões síncronas serão abordados temas relacionados com a paternidade e cuidado, a equidade de género, o autocuidado masculino e a mobilização comunitária.
Doutora Tatiana Gonçalves Moura – Investigadora permanente CES – UC
Mestre João Victor Pinto Dutra – consultor CES – UC
Licenciada Linda Miriam Moita Cerdeira – doutoranda e investigadora CES – UC
Mestre Milena do Carmo Cunha dos Santos – doutoranda e investigadora júnior CES – UC
Licenciado Tiago António Rolino Machado Carvalho Vieira – investigador júnior CES – UC
Doutor Armando Manuel Marques Silva – Professor adjunto ESEnfC
Mestre Cristina Maria Figueira Veríssimo – Professora adjunta ESEnfC
Doutora Isabel Maria Pinheiro Borges Moreira – Professora coordenadora ESEnfC
Doutora Maria da Conceição Gonçalves Alegre de Sá – Professora adjunta ESEnfC
Doutora Maria Isabel Domingues Fernandes – Professora coordenadora ESEnfC
Doutora Maria Neto da Cruz Leitão – Professora coordenadora ESEnfC
Condição de admissão:
- Ser detentor/a de uma licenciatura na área da saúde e exercer profissionalmente a sua atividade em Portugal.
Ou
- Ser estudante de licenciatura na área da saúde a residir em Portugal.
A candidatura deverá ser realizada online, por preenchimento de formulário próprio em suporte eletrónico.
A documentação comprovativa do grau de licenciatura ou de frequência de licenciatura na área da saúde deverá ser anexada ao formulário.
Critérios de seleção
Os formandos serão selecionados por ordem de inscrição, desde que reúnam as condições de admissão publicadas.
CONTEÚDOS / DESENVOLVIMENTO PROGRAMÁTICO
1. Paternidade envolvida e cuidadora - 6h
1.1. Evolução da conceção de paternidade
1.2. Ganhos em saúde para as crianças, homens e mulheres
Atividade individual - O legado do cuidado
2. Socialização de género - 4h
2.1. Identidade masculina hegemónica e seu processo de construção
2.2. Cuidar no masculino
Atividade individual - Onde estão os homens nos serviços de saúde?
3. Diferentes famílias l Famílias diferentes - 3h
3.1. Diversidades
3.2. Conciliação da vida pessoal, familiar e profissional
Atividade individual - Diário de campo: Trabalho em equipa
4. Reconhecendo e prevenindo violências - 3h
4.1. Homens, género e violência
4.2. Violências quotidianas
Atividade individual - Socialização, Diversidade, Estereótipos & Violência
5. O papel dos serviços de saúde na promoção da paternidade envolvida e cuidadora - 14h
5.1. Práticas de inovação / promoção de mudança
5.2. Ajudar a conceber a mudança
5.3. O lugar dos homens/pais nas unidades de saúde
5.4. Participar na mudança
Atividade individual - Potenciais parcerias para mobilização da comunidade
EQUIPA DE FORMADORES:
Doutora Tatiana Gonçalves Moura - Coordenadora Científica - CES - UC
Mestre João Victor Pinto Dutra - CES - UC
Licenciada Linda Miriam Moita Cerdeira - CES - UC
Mestre Milena do Carmo Cunha dos Santos - CES - UC
Licenciado Tiago António Rolino Machado Carvalho Vieira - CES - UC
Doutora Maria Neto da Cruz Leitão - Coordenadora Científica - ESEnfC
Doutor Armando Manuel Marques Silva - ESEnfC
Mestre Cristina Maria Figueira Veríssimo - ESEnfC
Doutora Isabel Maria Pinheiro Borges Moreira - ESEnfC
Doutora Maria da Conceição Gonçalves Alegre de Sá - ESEnfC
Doutora Maria Isabel Domingues Fernandes - ESEnfC