04-Capacitação de profissionais e estudantes da área de saúde para promoção da paternidade envolvida e cuidadora

Código: CCD21_01 -
Identificação do curso: 04-Capacitação de profissionais e estudantes da área de saúde para promoção da paternidade envolvida e cuidadora
Carga horária: 30h
N. formandos: 25
Coordenação: Doutora Tatiana Gonçalves Moura e Doutora Maria Neto da Cruz Leitão



A formação é online e gratuita

As condições e as práticas de exercício da maternidade e da paternidade constituem uma das dimensões chave de uma efetiva igualdade entre mulheres e homens. O nascimento de filhos/as, sobretudo o nascimento da primeira criança, constitui muitas vezes um ponto decisivo no qual se definem ou reforçam assimetrias de género.

As masculinidades cuidadoras podem ser vistas como identidades masculinas que incluem as dimensões afetivas, relacionais e emocionais associadas ao cuidado e quando os homens assumem no seu quotidiano práticas de cuidar, a promoção da igualdade de género no espaço doméstico é fortalecida.

Da mesma forma, o envolvimento dos pais e dos cuidadores masculinos durante os períodos pré-natal e pós-natal é vital para a saúde e o bem-estar tanto da mãe como da criança e, por isso, ter os homens enquanto aliados nesse processo contribui para garantir maior qualidade no atendimento de suas parceiras e parceiros e ajuda a criar um espaço mais igualitário em termos de género. A necessidade de tornar visível a presença dos homens nos serviços de saúde é uma das estratégias para a efetivação de um trabalho voltado para a transformação social.

Dessa maneira, esse curso objetiva promover a consciencialização de estudantes e profissionais de saúde sobre a importância de desenvolverem estratégias para o envolvimento de homens / pais em suas práticas quotidianas de trabalho, bem como a importância da igualdade de género, da corresponsabilidade na prestação de cuidados e na paternidade e das estratégias e combate a violência contra mulheres e crianças.