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Resumo
Enquadramento: Face às dificuldades dos pais cegos na introdução da alimentação complementar dos seus filhos, no Brasil desenvolveu-se um conteúdo sobre este assunto, respeitando as características da tecnologia de apoio na modalidade online. Objetivos: Descrever adaptação e avaliação da tecnologia de apoio para a cultura portuguesa. Metodologia: Estudo metodológico, desenvolvido em 2012 no Porto. Realizou-se a tradução do conteúdo para o português utilizado em Portugal. Conteúdo e aparência (modalidade online) adaptado para a cultura portuguesa foram avaliados por enfermeiras especialistas em Saúde Infantil e Pediátrica e, pais cegos. Resultados: Na adaptação cultural da tecnologia de apoio, as enfermeiras sugeriram, e foi acatado, posicionar o lactente numa cadeira ao ofertar alimento, orientar o congelamento de alimentos, inserção de alimentos portugueses; não se acatou linguagem mais formal. Nos aspetos de estrutura e apresentação online a tecnologia foi considerada apropriada pelas enfermeiras e pais cegos. Conclusão: Verificou-se que a tecnologia de apoio é uma estratégia de promoção da saúde viável para distintas realidades. Palavras-chave nutrição infantil; pessoas com deficiência; Enfermagem.
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