Finalidade:
Promover o desenvolvimento da competência cultural dos futuros enfermeiros, oferecendo aos estudantes a oportunidade de analisarem a influência da cultura na saúde e nos sistemas de cuidados de saúde em diversos países da Europa. O seminário deverá permitir ao estudante comparar, contrastar e analisar a informação relacionada com o desenvolvimento da enfermagem e da educação em enfermagem nesses países, no sentido de aumentar as suas competências para prestar cuidados de enfermagem culturalmente congruentes e culturalmente específicos e melhorar o seu potencial para exercer enfermagem além-fronteiras.
Objetivos:
- Apreciar criticamente os sistemas de saúde nos diversos países e as suas implicações na prática de enfermagem;
- Analisar os factores históricos, sociológicos e ideológicos que influenciam a saúde e a doença e analisar o seu impacto no planeamento e promoção da saúde;
- Explorar criticamente os sistemas de formação em enfermagem e o papel, status e funções do enfermeiro nos diversos países.
Metodologia:
Seminário: visualização e debate de filme, exposição teórica; estudo de casos; análise, em trabalho de grupo, de questões relevantes em matéria de saúde e cuidados de enfermagem.
Avaliação:
Integrada na avaliação do ensino clínico opcional, poderá ser efectuada no contexto do relatório crítico, no qual o estudante deverá evidenciar a capacidade de prestar cuidados culturalmente sensíveis.
Professor responsável pelo Seminário: Ananda Maria Fernandes
Professores colaboradores: Jorge Manuel Amado Apóstolo, Ana Paula Teixeira de Almeida Vieira Monteiro, João Luis Alves Apóstolo, Rosa Maria Santos Moreira
Convidados internacionais: Universidade de Lund (Suécia), KHLim, Hasselt (Bélgica), Bergen University College (Noruega)
Nota: Caso o seu número de aluno não conste na listagem "alunos por área opcional", deverá enviar um e-mail para transcultural@esenfc.pt a indicar o seu número de aluno e a sua área opcional de ensino clínico.